Policial

Falta de segurança assusta moradores de Fundão

Postada em:

A segurança pública de Fundão volta a ser assunto no Site Aracruz após a série de assaltos a residências na última semana. Famílias têm sido rendidas dentro de suas próprias casas, algumas são amarradas, ameaçadas e seus pertences materiais mais valiosos são roubados. É grande a insegurança no município.

Em conversa com nossa reportagem, Marcos Luiz Meireles Palauro, diretor social da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Fundão, apontou alguns dos problemas que, na sua opinião pessoal, deveriam ser corrigidos para melhoria da segurança no município.

O diretor afirmou que são primordiais um sistema de vídeomonitoramento, melhorar a iluminação pública e aumentar o número de policiais no município já que o efetivo é insuficiente. Palauro afirmou ainda que a Polícia Militar não tem DPM, que o local de atendimento à rua Stéfano Broseguini não é acessível aos sábados, devido à feira que acontece naquela rua e impede a passagem de carros, inclusive das viaturas policiais.

“Além disso, o posto da Polícia Militar deveria estar em local ser mais estratégico. Onde está não é muito visto pela população”, afirmou Palauro.

Outro problema apontado por Palauro é a falta de ações policiais nos bairros Chapada Grande e Santiago da Serra, no município de Serra, região que chamou de “ponto cego da Polícia Militar”.

“A falta de policiamento facilita que criminosos dessas regiões venham cometer crimes em Fundão, principalmente em Timbuí. Esse Distrito precisa de policiamento 24 horas por dia, mas atualmente só conta com rondas policiais até as 21 horas. Durante algumas reuniões realizadas há algum tempo, para debater a segurança, chegamos a apresentar algumas sugestões que consideramos importantes, mas não fomos atendidos pela prefeitura. Apenas as relacionadas ao trânsito foram atendidas e deram bom resultado.

Perguntado se estaria faltando representatividade política para que Fundão seja tratado verdadeiramente como um município da Grande Vitória, merecendo assim maior atenção por parte do Governo do Estado, Palauro respondeu que sim e acrescentou que o envolvimento da Câmara Municipal nessa questão é quase zero. O empresário faz questão de reconhecer os esforços do Ten Cel Rodrigo Bulhões, comandante do 5º Batalhão da PM e do Sargento Moises Pereira, do policiamento local.

Quem reforça as preocupações do diretor da CDL é o vereador Edson Onofre, o Edinho (PC do B). Vereador mais atuante na Câmara Municipal, Edinho tem se mostrado muito preocupado com a atual situação do município cujas investigações criminais atualmente são de responsabilidade do delegado de Ibiraçu.

“Com as mudanças realizadas pelo Governo do Estado no início de abril, o município de João Neiva, que dividia o delegado com Ibiraçu, passou a ter um delegado efetivo enquanto Fundão, que tem maior índice de criminalidade, perdeu o delegado. É justo que João Neiva tenha seu delegado efetivo, mas nossa população também precisa de profissionais que possam se dedicar integralmente às investigações dos crimes ocorridos aqui. Nossas famílias estão sendo assaltadas dentro de casa e isso precisa mudar”, afirmou o vereador, que tem conversado com autoridades estaduais para que Fundão tenha maior assistência na área de segurança pública.

“Não podemos nos calar diante dessa situação e contamos com o envolvimento da sociedade”, concluiu Edinho.

Somente na semana passada, quatro famílias foram alvos de assaltantes.

Na segunda feira (11), cinco bandidos assaltaram uma residência, localizada em Timbuí, e amarraram um casal, que ficou duas horas sob as ameaças da quadrilha. Foram roubados jóias, roupas e vários outros objetos, além do veículo, um Toyota Corolla, que foi encontrado no dia seguinte, na zona rural da Serra

Na terça feira (12), dois criminosos invadiram uma residência em Praia Grande onde renderam um homem de 68 anos e uma mulher de 50. Foram roubados vários aparelhos eletrônicos e o carro da família.

Na quarta, o alvo foi Sítio localizado no Distrito de Timbuí. Três bandidos invadiram a residência, amarraram quatro pessoas e fugiram levando dinheiro e vários outros pertences da família

Na madrugada de sexta feira (15), cinco indivíduos tentaram invadir a residência de um policial militar, que armado conseguiu se proteger. O militar efetuou disparos de arma de fogo para afugentar os bandidos. A residência fica no centro da cidade.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Fundão não se pronunciaram sobre as críticas.

Mais uma família tem casa invadida por assaltantes em Fundão

Bandidos assaltam residências em Fundão e roubam carros

Sindicato dos delegados critica precariedade em delegacias de Fundão, Ibiraçu e João Neiva