Economia
Prazo para sacar PIS/Pasep termina nesta quinta feira
Termina nesta quinta feira (30) o prazo para os trabalhadores sacarem o PIS/Pasep. O valor do abono salarial corresponde a R$ 880. O abono do PIS/Pasep é um benefício pago a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2015. Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Também é preciso que o patrão tenha informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.
Segundo informações divulgadas na semana passada, dos 23,6 milhões de trabalhadores com direito ao abono, 1,6 milhões ainda não foram buscar o benefício. Os valores que não são sacados até o final do prazo voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.
Como sacar o PIS/Pasep
O trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Os participantes do PASEP, após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.
As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.