Política
Lula anuncia Gleisi Hoffmann como nova secretária de Relações Institucionais
Nesta sexta-feira (28), o Palácio do Planalto confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. A pasta é responsável pela articulação política do governo federal com o Congresso Nacional e outras esferas de poder.
Gleisi, que atualmente preside o PT, substituirá Alexandre Padilha, que deixará o cargo para assumir o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. A posse da deputada está marcada para o dia 10 de março.
A escolha de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais ocorreu após especulações de que ela poderia assumir a Secretaria-Geral da Presidência. No entanto, Lula decidiu mantê-la na área de articulação política, reforçando a presença do PT em um setor estratégico do governo.
A decisão do presidente contrariou sugestões de aliados, que recomendavam a indicação de um nome ligado ao Centrão para facilitar a relação com o Congresso. Lula, no entanto, manteve a pasta sob controle do PT, destacando a experiência e a capacidade de diálogo de Gleisi.
Em suas redes sociais, o presidente comentou a nomeação, afirmando que a deputada "vem para somar". "A companheira e deputada federal Gleisi Hoffmann vai integrar o governo federal. Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. O Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde. Bem-vinda e bom trabalho", escreveu Lula.
Gleisi também se manifestou nas redes, afirmando receber o convite com "imensa responsabilidade". Ela destacou que seguirá "dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas", como fez em cargos anteriores, incluindo sua atuação no Senado, na Câmara dos Deputados, na Casa Civil e na presidência do PT.
A nomeação foi bem recebida por líderes do Congresso. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que "sempre teve boa relação" com Gleisi. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), desejou "muito sucesso" à nova secretária. Ambos foram informados pessoalmente por Lula sobre a escolha.
A indicação de Gleisi reforça a estratégia do governo de fortalecer a articulação política com base em nomes de confiança do PT, mesmo diante das pressões por uma maior participação de partidos do Centrão.