Educação

Alunos de Psicologia de Faculdade promovem debate sobre população em situação de rua em Aracruz

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Os estudantes do 2º período do curso de Psicologia da FAACZ realizaram, durante as aulas da disciplina “Teorias Sócio-Históricas da Psicologia”, um debate temático sobre a população em situação de rua no município de Aracruz (ES). Sob a orientação do professor Jonathas de Souza Santana, a atividade teve como base pensadores influentes na área da Sociologia e Psicologia dos séculos XVIII e XIX, oferecendo uma abordagem psicossociológica à questão.

 

Divididos em grupos, os acadêmicos estudaram as contribuições teóricas de países como Alemanha, Inglaterra, França e Estados Unidos, relacionando os contextos regionais com as teorias discutidas em sala de aula. Cada grupo foi desafiado a apresentar propostas que respeitassem a Declaração Universal dos Direitos Humanos e trouxessem soluções viáveis para a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de rua.

 

A dinâmica do debate incluiu apresentações temáticas, análise crítica, defesa das ideias propostas e conclusões. Os grupos elegeram dois representantes para compor o corpo de jurados, responsável por avaliar as apresentações com base em critérios previamente definidos. Após um intenso diálogo entre os participantes, um dos grupos foi eleito vencedor.

 

Para o professor Jonathas, a atividade cumpriu duplamente seu objetivo: aproximar os alunos do conteúdo teórico e instigá-los a refletir sobre um problema social complexo e urgente. “A atividade foi avaliada positivamente pelos universitários, que se divertiram com a capacidade de argumentação dos colegas, evidenciando que a turma dispõe de habilidades cognitivas e afetivas para sustentar um debate”, destacou o docente.

 

A iniciativa reforçou o compromisso da FAACZ em oferecer um ensino dinâmico, alinhado às demandas sociais e fundamentado em uma formação crítica e cidadã. Com a abordagem prática e colaborativa, os futuros psicólogos foram incentivados a ampliar suas perspectivas sobre o papel da Psicologia no enfrentamento de questões sociais como a vulnerabilidade das populações em situação de rua.