Geral
Mulheres indígenas do ES e MG participam de Oficina de Parteiras em BH
Cinquenta indígenas de diferentes etnias e localidades no Espírito Santo e Minas Gerais foram convidadas a participar da Oficina de Parteiras Indígenas “Troca de Saberes e Experiências” no Memorial Vale Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Entre as participantes, estavam representantes das aldeias Tupiniquim e Guarani, em Aracruz (ES), e Krenak, em Resplendor (MG), municípios por onde passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas.
As oficinas foram realizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI MGES) com apoio da Vale. O objetivo foi valorizar e resgatar as práticas tradicionais do manejo ao parto normal, como uma forma de melhorar a assistência à saúde da mulher e da criança, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade materna e infantil.
A iniciativa não modifica a forma como as participantes realizam os partos dentro das suas comunidades. Além de favorecer a troca de experiências entre elas, permitiu a articulação com o trabalho das parteiras tradicionais com os serviços já realizados pelas equipes multidisciplinares; sistematizou um processo de educação continuada para as parteiras; disponibiliza um kit com materiais básicos para a realização do parto domiciliar e fortaleceu as conexões com suas origens através da troca de saberes sobre as ervas medicinais utilizadas por cada etnia.
As aulas foram conduzidas por enfermeiras obstetras. Os encontros foram divididos em duas turmas com 25 participantes cada nos dias 24 a 26 de junho e 1 a 3 de julho.