Geral
Iniciativas sociais voltadas para qualificação profissional de jovens chegam a Linhares
O Senac Espírito Santo e o Centro Linharense dos Amigos da Criança e do Adolescente (CLAM), deram início a duas iniciativas voltadas para promover qualificação profissional gratuita para a juventude em Linhares: os programas Jovem Chef e o Jovem Programadora.
Os projetos realizados pela Gerência de Desenvolvimento Educacional e Social (Gedes) do Senac-ES, oportunizam inclusão social e profissional de jovens da região. Os alunos vão desenvolver habilidades específicas nas áreas de gastronomia pelo Programa Jovem Chef, e em programação, com vagas afirmativas para mulheres, por meio do Jovem Programadora. Cada turma é composta por 15 participantes.
A Gerente de Educação Profissional do Senac em Linhares, Tatiane Santos, destacou a relevância da parceria. “A colaboração entre as instituições têm como principal objetivo levar para a comunidade duas iniciativas que nasceram no Senac Espírito Santo e que foram responsáveis por transformar a vida de vários jovens capixabas. Com isso, os participantes vão ter chances reais de mudança de vida”, disse.
Já a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, explicou o impacto da ação para a região. “Essas qualificações oferecem habilidades técnicas e também abrem portas para novas oportunidades de emprego e crescimento social. Promovendo o desenvolvimento da juventude, mão de obra qualificada e o crescimento econômico da comunidade”, ressaltou.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura das turmas, a Gerente de Educação Profissional do Senac em Linhares, Tatiane Santos; a Analista de Educação Profissional, Jéssica Rocha; a Instrutora e Especialista em Inclusão e Diversidade, Kezia dos Santos Donato; a Analista de Relacionamento, Natyelle Santos; o Diretor da Clam, Adimar Zardo Salvador; e o Empresário Roque Chile.
Programa Jovem Chef
O público-alvo do programa é formado por jovens com idades entre 17 e 29 anos, que compartilham uma identificação com a gastronomia e o desejo de seguir carreira no segmento. Além da vivência prática em restaurantes, os jovens ganham acesso a uma metodologia inovadora e colaborativa que faz o acompanhamento da sala de aula até o mercado de trabalho.
Programa Jovem Programadora
O programa já qualificou 79 jovens mulheres em 2023 e expandiu o número de oportunidades, promovendo mais de 200 vagas em 2024, com o objetivo de gerar a inclusão de mulheres em um mercado majoritariamente masculino. O Jovem Programadora funciona como uma porta de entrada para o público feminino, com idade entre 16 e 29 anos, ingressar na área da Tecnologia da Informação (TI).
CLAM
O Centro Linharense dos Amigos da Criança e do Adolescente (CLAM) é um projeto social que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo oficinas criativas e promovendo o fortalecimento dos vínculos com a comunidade.