Saúde
Aracruz registra queda no número de casos de dengue
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz registrou uma queda de 21% no número de casos de dengue confirmados no município nos últimos 15 dias. A diminuição de notificações é atribuída ao trabalho contínuo dos agentes de endemias, que percorrem toda a cidade nesse combate aos focos do vetor da dengue e a ajuda da população. Segundo Valquiria Scarpati, Gerente de Vigilância em Saude, além de eliminar esses criadouros, os agentes atuam diretamente na orientação à comunidade para evitar ambientes propícios à proliferação de focos do Aedes aegypti.
A secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, destaca que essa diminuição mostra o trabalho sério e continuado da Prefeitura de Aracruz no controle do problema. “Nosso trabalho não para, mas o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor é uma via de mão dupla. A comunidade tem um papel importante neste controle, pois deve intensificar e mobilizar toda a sociedade no cuidado, que é a eliminação de locais com probabilidade de se tornar criadouro do mosquito.
PREVENÇÃO: O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em locais adequados.