Geral
2ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do ES acontece neste sábado
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realiza, no próximo sábado (20), a II Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo (COMIGRAR-ES). Com o tema “Cidadania em Movimento”, a Conferência acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A programação inclui a palestra de William Laureano, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), além de grupos temáticos e a escolha de delegados que participarão da edição nacional prevista para junho, em Foz do Iguaçu.
Os interessados podem se inscrever aqui (link). O evento conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Agência de Refugiados (ACNUR), IV Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Ufes, Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo (NUARES) e Universidade Vila Velha (UVV).
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatiza a importância da Conferência. “Este é um tema importante e que precisa ser debatido com a sociedade. Acredito que a representação capixaba contribuirá de forma efetiva para que o Governo Federal fortaleça a rede de apoio e atendimento aos refugiados que buscam o território brasileiro”, destacou.
A Conferência tem início com a abertura oficial, palestra e divisão dos componentes em grupos, com os seguintes eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental, e interculturalidade e diversidades.
No final da tarde, haverá a priorização das propostas e a eleição dos delegados que participarão da 2ª Conferência Nacional.