Geral

Universitários de Aracruz promovem ação de apoio à saúde, jurídica e psicológica das mulheres

Postada em:

No último dia 09, os estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia da FAACZ uniram esforços para realizar uma importante ação no Shopping Oriundi, em Aracruz. A iniciativa, que integrou uma série de eventos especiais em celebração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido em 08 de março, teve como foco prestar atendimento e orientação às mulheres nas áreas da saúde, jurídica e psicológica.

 

Leia também: Aracruz realiza ação de conciliação envolvendo financeira de 18 a 22 de março

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas

Governador anuncia convocação de excedentes no concurso da Polícia Militar

 

Os acadêmicos de Enfermagem estiveram presentes, acompanhados pela enfermeira Sabrina Maria Batista do Nascimento, preceptora do curso. Eles realizaram aferição de pressão arterial e forneceram orientações sobre a importância dos exames preventivos, como o papanicolau e a mamografia, além de outros cuidados de saúde rotineiros.

 

Participaram da ação alunas dos 5º e 9º períodos do curso, como Samira de Jesus Lima Vieira, Emily Loureiro Tetzlaff, Geiza Ferreira e Cruz Galacha, Débora Soares Martins Maximo e Flávia dos Santos Braga. Emily Loureiro, uma das estudantes de Enfermagem envolvidas na ação, destacou a oportunidade de contribuir para a saúde da mulher e aprimorar suas habilidades técnicas e de comunicação.

 

Depoimentos como o da moradora de João Neiva, Maria Carmo Santos, que foi atendida pelas alunas de Enfermagem, ressaltaram a importância dessas ações para a comunidade: “Muito importante a ação voltada para as orientações de saúde das mulheres”. Por sua vez, o curso de Psicologia concentrou-se no acolhimento das mulheres, oferecendo orientações sobre os serviços de saúde mental disponíveis no município de Aracruz e realizando cadastros para atendimento na Clínica-Escola de Psicologia entre os dias 12 e 14 de março.

 

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins, ressaltou a relevância da ação para aproximar as alunas das questões mais pertinentes da comunidade, especialmente aquelas relacionadas às questões de gênero, principalmente as que atravessam a subjetividade: “Essa ação conjunta entre os cursos de graduação da FAACZ visa democratizar o acesso a esses serviços e abordar questões latentes da subjetividade feminina”, explicou Martins.

 

Participaram da atividade alunas do 9º período do curso de Psicologia, supervisionadas pela professora Stéfani, como Maria Clara Bezerra Reolin, Laine Gonçalves Ramos, Xayane Gabriélli Broetto, Graziele Pasolini e Karla Lecchi Figueredo. Para Laine Gonçalves, a experiência foi única e reafirmou o compromisso das futuras psicólogas com a defesa dos direitos das mulheres.

 

“A experiência proporcionada pela ação desenvolvida se expressa de forma única, nos preparar para a escuta e o acolhimento de mulheres é reafirmar nosso compromisso diário com a defesa dos direitos das mulheres, enquanto futuras psicólogas e, também, enquanto mulheres que se afetam pela sociedade na qual estamos inseridas”, pontuou a universitária.

 

Os alunos do curso de Direito, integrantes do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), também estiveram presentes para esclarecer dúvidas da população sobre questões jurídicas, especialmente aquelas relacionadas ao Direito de Família e violência doméstica. Participaram da ação alunos do 9º período do curso, como Thaisnara da Silva Cuquetto Pieper, Marcos Felipe dos Santos Martins, Nadir Vitória Vieira Santana e Gilmar Ferreira Loureiro, supervisionados pelo professor José Inácio Boaventura Borges.

 

Para a aluna Thaisnara da Silva, do curso de Direito, equiparar temáticas estudadas em sala de aula às ações com a presença dos alunos é uma excelente maneira de fixar conteúdo. “Ao combinar teoria e prática, temos a chance não apenas de adquirir conhecimento, mas também de aprimorar habilidades práticas, obter experiência concreta e melhorar a capacidade analítica. Essa metodologia não apenas reforça a aprendizagem, como também prepara os estudantes para os desafios e demandas do mercado de trabalho”, afirmou a aluna de Direito.

 

Essa iniciativa demonstra o compromisso dos estudantes da FAACZ em contribuir com a comunidade, proporcionando apoio integral às mulheres em diversas esferas de suas vidas, desde a saúde física até o amparo jurídico e emocional. Além de exemplificar o engajamento da FAACZ na formação de profissionais comprometidos com a saúde, o bem-estar e a justiça social, reforçando o papel do Ensino Superior como agente transformador na comunidade de Aracruz e região.