Educação
Prefeitura de Aracruz participa do 3º Encontro de Arranjo de Desenvolvimento de Educação Piraquê-Açu
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou na manhã e tarde desta segunda-feira (10), no IFES, do 3º Encontro de Arranjo de Desenvolvimento de Educação Piraquê-Açu (ADE) Suzano. A ação faz parte do Programa Suzano de Educação e acontece em parceria com as secretarias de Educação de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva. Nesta segunda, no momento cultural, que abriu as atividades do encontro, alunos do Ensino Fundamental da EMEF José Marcos Rampinelli foram os convidados especiais e fizeram uma bela apresentação musical, mostrando o que eles desenvolvem na própria escola.
"Queria agradecer vocês por estarem com a gente hoje participando desse momento, que é muito interessante. Essa identidade de pertencimento que vocês têm com o desenvolvimento da educação nos municípios é muito legal, e eu queria dizer que a Suzano enxerga como algo muito importante essa parceria com as secretarias envolvidas. Temos grandes metas a cumprir, e já conseguimos, desde 2020, retirar 28 mil pessoas da linha da pobreza, o que é uma grande conquista para nós. Posso afirmar que a assistência social, a educação e a saúde são de grande relevância nesse processo", disse o Consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Gerson Peixoto.
Essa formação vem com o objetivo alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com planejamento estratégico, trabalhando com a intersetorialidade e intermunicipalidade, ou seja, com o território educativo e a rede de proteção, onde cada setor conversa e apresenta seus desafios e conquistas.
"Nós temos um movimento muito rico e bem interessante com as secretarias de ação social, educação e saúde, voltado para as questões das emoções e da formação sobre a Cultura da Paz. Recentemente promovemos duas grandes palestras, uma com a especialista em segurança pública e ex Juíza de Direito, Drª Patrícia Pereira Neves, e outra com o escritor e pesquisador Hugo Monteiro sobre seu livro “A geração do quarto – Quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar”. Também fortalecemos muito esse trabalho intersetorial com o Programa Saúde nas Escolas (PSE), com reuniões mensais", ressaltou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
A Semed ainda mostrou que desenvolve estudos de casos sobre os distúrbios comportamentais com visitas específicas, além de outras ações de fomento à aprendizagem como aplicação de simulados com sua equipe técnica, diversas formações, criação de comitês de diretores, dinâmicas com o Prepara SAEB, dentre outros. As demais secretarias também expuseram suas ações, e na parte da tarde foi realizado com os técnicos presentes um trabalho em grupo.