Cultura
Telona de cinema montada em rua de Santa Cruz abre Circuito do Curta Vitória a Minas II
O curta-metragem “A Concha me Contou” abrirá a primeira sessão de cinema ao ar livre do Circuito de Exibição do Curta Vitória a Minas II. O lançamento acontecerá no dia 04 de julho, às 19h30, na Avenida Presidente Vargas, em Santa Cruz, em Aracruz (ES). A entrada é gratuita.
Leia também: Telona de cinema montada em rua de Santa Cruz abre Circuito do Curta Vitória a Minas II
Ações itinerantes de assistência social aproximam moradores a políticas públicas em Aracruz
OAB disciplina assédio sexual e discriminação entre profissionais
1ª Vara da Infância e Juventude de Linhares reavalia situação de crianças e adolescentes acolhidos
Geovanna Santos é campeã individual geral e Clube Ítalo-Brasileiro termina vice-campeão no Brasileir
Com roteiro, direção e animações de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nova Santa Cruz”, a obra inédita ganhou forma e cor durante as oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação realizadas pelo Projeto Animação Ambiental do Instituto Marlin Azul, em novembro de 2022.
Para atiçar a imaginação, os alunos experimentaram dispositivos do cinema de grupo que incentivam a observação do cotidiano e a construção de novos olhares e novas escutas sobre o mundo ao redor. No filme, Gabriela se depara na praia com uma concha que lhe entrega uma missão: encontrar a maior árvore do lugar e fazer com que ela se levante.
A trama foi inspirada numa história contada pelas crianças em torno de uma lenda sobre uma árvore alta e imponente situada na pequena vila. Durante a roda de conversa para criação do roteiro da animação, os estudantes contaram que a árvore orienta como uma bússola os pescadores perdidos no mar e que alguns moradores já a teriam visto se deitar. Os estudantes aprenderam técnicas básicas de animação como desenho 2D em mesas de luz, stopmotion com massinha, recortes de papel e com pixilation, técnica de animação na qual atores vivos são fotografados quadro a quadro, criando uma sequência animada. As cenas em pixilation foram gravadas aos pés da árvore inspiradora da história. As aulas tiveram a orientação das animadoras Analucia Godoi, Marinéia Anatório e a participação das realizadoras audiovisuais e educadoras do Cinema de Grupo, Márcia Medeiros, Cintya Ferreira e Mariana de Lima.
O Projeto Animação Ambiental estimula a reflexão em torno da preservação e da conscientização ambiental e quer contribuir com as ações pedagógicas das escolas ao estimular a criatividade e a expressão, promover o trabalho em equipe e despertar a sensibilidade para a arte e a cultura. O Projeto Animação Ambiental é uma realização do Instituto Marlin Azul e tem o patrocínio da Imetame, através da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura/Governo Federal.
Saiba mais sobre o Circuito de Exibição do Curta Vitória a Minas II
O Circuito de Exibição do Curta Vitória a Minas II apresentará, na sessão de lançamento, a animação “A Concha me Contou” junto com uma mostra de ficções e documentários feitos por moradores de cidades do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal.
Um caminhão-cinema equipado com uma estrutura com telona de 9x6 metros, projetores, sistema de sonorização e cadeiras para acomodar os espectadores exibirá as obras de curta-metragem feitas por moradores, com o envolvimento das comunidades dos municípios participantes.
A programação em ruas e praças será aberta no dia 04 de julho e prosseguirá até 15 de julho. O circuito passará pelos municípios de Aracruz (04/07), Ibiraçu (05/07), João Neiva (06/07), Colatina (07/07) e Baixo Guandu (08/07), no Espírito Santo, e seguirá para Aimorés (09/07), Ipatinga (12/07), Naque (13/07), Coronel Fabriciano (14/07) e Nova Era (15/07), em Minas Gerais.
O Curta Vitória a Minas II tem por objetivo possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.
Sobre o Instituto Marlin Azul
Criado em 1999, o Instituto Marlin Azul (IMA) é uma organização não-governamental que desenvolve ações comprometidas com a arte, a cultura, a educação e o desenvolvimento social através da democratização do acesso à formação, produção e difusão audiovisuais.
Dentre os projetos executados pela entidade estão o Projeto Animação, o Revelando os Brasis, o Curta Vitória a Minas, os Griôs de Goiabeiras e o Cine Quilombola. Conheça mais sobre os projetos através do site institutomarlinazul.org.br.
SERVIÇO
Circuito de Exibição do Curta Vitória a Minas II
04 a 15 julho
Classificação Livre
Entrada Gratuita
Lançamento do curta-metragem de animação “A Concha me Contou”
Roteiro, direção e produção: Estudantes da EMEF “Nova Santa Cruz”
Data: 04 de julho de 2023
Horário: 19h30
Local: Rua Presidente Vargas – s/n – Santa Cruz – Aracruz (ES), em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental “Santa Cruz”