Política
Aracruz recebe representantes do Governo do ES para reunião da Sala de Situação
O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia das secretárias de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, de Assistência Social (Semas), Iohana Kroehling, de Educação (Semed), Jenilza Spinassé e de Saúde (Semsa), Rosiane Scarpatt, recebeu na manhã desta quarta-feira (7), no auditório do Polo UAB, os secretários estaduais de Educação (Sedu), Vitor de Ângelo, de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Coronel Ramalho, de Justiça (Sejus), André de Albuquerque Garcia, o subsecretário de saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin e o subprocurador Rafael Induzzi para uma reunião presencial do programa Sala de Situação.
Durante o encontro a equipe de governo apresentou um relatório de monitoramento, com um cronograma do plano de ação contingencial, destacando, por exemplo, o que vem sendo desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como o Papo de Responsa, em parceria com a Polícia Civil e o Proerd, em parceria com a Polícia Militar, além da Semana da Escola Aberta.
O Executivo municipal também pontuou as dificuldades encontradas após o atentado nas escolas em Coqueiral, mostrando ao Governo do Estado que a questão emocional pesou muito na continuidade dos trabalhos. “Muitos professores se ausentaram, pois a questão emocional se agravou. Por isso é muito importante esse movimento da Sala de Situação, onde podemos solicitar mais apoio psicossocial do estado. Com relação à promoção da segurança nas escolas, o Governo Municipal vem tomando várias iniciativas, com ações do PSE, de videomonitoramento, instalação do botão do pânico, além de aumentar os muros, que também ganharam concertinas”, destacou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Coronel Ramalho, lembrou da criação do Plano Estadual de Segurança Escolar, o primeiro no Brasil, e que vem trazendo bons resultados. “As ações que envolvem a segurança escolar não se encerraram. Continuamos com as reuniões do nosso comitê com diversos temas e apoios que têm dado sua contribuição. Mantemos o monitoramento do Plano Nacional de Segurança Pública, e para isso criamos um painel das ações propostas e os avanços de cada representante, assim como suas dificuldades na implementação de determinada ação, e como o governo do estado pode contribuir. E nesse sentido, queremos fortalecer nosso plano, o primeiro do país, que inclusive é um tema novo na literatura policial”, enfatizou.
O prefeito Dr. Coutinho agradeceu a presença da comitiva estadual em Aracruz, reforçando a importância dessa parceria na promoção da cultura de paz. “Queria parabenizar o empenho do Governo do Estado e agradecer essa parceria que muito tem nos ajudado após os agravos deixados pelo atentado no ano passado. Nossas secretarias estão confiantes de que essa articulação em rede continuará trazendo benefícios, por isso a importância de continuarmos com essas reuniões da Sala de Situação”, disse.
O Governo do Estado institui a Sala de Situação de Enfrentamento aos atos de violência ocorridos em Aracruz no final de novembro de 2022, com a proposta de criar um grupo intersetorial para coordenar e articular ações no município, dando apoio prioritário às vítimas, aos familiares e à comunidade escolar afetada, além de tomadas de decisões quanto ao funcionamento das escolas.