Geral
Prefeitura de Aracruz promove caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Ado
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta quinta-feira (18), uma grande caminhada de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com camisas personalizadas e segurando girassóis de papelão, cartazes e faixas com mensagens de apoio à campanha, mais de 250 estudantes do 1º ao 7º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF´s) Marechal Costa e Silva, Placidino Passos, Samoel Costa e APAE, além de servidores das secretarias envolvidas, caminharam pela Avenida Venâncio Flores, sentido Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Matriz).
O movimento também contou com as presenças dos secretários de Assistência Social (Semas), Iohana Kroehling, de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier e de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho. Um caminhão de som ia na frente deixando mensagens ao público que acompanhava a ação nas portas do comércio.
“Hoje é um dia de extrema importância para todos nossos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Desde a semana passada, quando participaram da “Operação Nacional Caminhos Seguros”, em parceria com a Polícia Civil, eles estão sendo instruídos e conscientizados quanto a essa data. Vamos nos unir nessa causa e aproveitar para alertar toda a população”, destacou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
A Secretária Iohana Kroehling (Semas) chamou a atenção sobre o aumento de ocorrências de abusos no Espírito Santo. “Somente de janeiro a maio deste ano já foram feitas mais de 1.800 denúncias no nosso estado, o que é muito preocupante. Estamos no Maio Amarelo e temos que aproveitar essa campanha para nos unirmos e buscarmos forças para lutarmos contra esse mal que assola nossas crianças e adolescentes”, disse.
Ao público nas ruas também foi entregue folders e panfletos com informações e dicas de como a pessoa pode denunciar e onde procurar ajuda, além das formas diversas de abusos, que nem sempre envolve o contato físico. Ao fim da caminhada todos os participantes se concentraram na Praça da Matriz, onde os estudantes também puderam tomar água, comer pipocas e picolés. A secretária Jeesala Coutinho (Semae) deixou uma mensagem de apoio à causa e destacou a caminhada.
“Foi um momento muito bonito. Todos os envolvidos estão de parabéns por essa caminhada, que sem dúvida, chamou muito a atenção dos munícipes. Essa campanha do Maio Amarelo é de extrema importância, principalmente por estarmos vivendo um momento preocupante em todo o estado, com o aumento dos casos de abuso. Nós do poder público temos a obrigação de fomentar essa conscientização, além de buscarmos apoio junto a outras instituições para conseguirmos atingir o maior número possível de pessoas”, destacou.
Enquanto isso em Guaraná…
Durante a ação no Centro do município, no distrito de Guaraná uma outra grande caminhada também acontecia pelas ruas do distrito. Aproximadamente 650 pessoas dentre alunos do CMEB Mário Leal, diretores, pedagogos, professores, funcionários, membros do conselho escolar, pais, equipe da unidade de saúde, CRAS, CREAS/PETI e Polícia Militar também conscientizaram os moradores sobre a importância do 18 de Maio levando vários cartazes e faixas.