Educação

Prefeitura de Aracruz e IFES dão o pontapé inicial para Curso de Extensão Preparatório Rumo ao Suces

Postada em:

Aconteceu na noite da última terça-feira (25), no auditório do Campus IFES de Aracruz, a aula inaugural do Curso de Extensão Preparatório Rumo ao Sucesso. O evento contou com as presenças da secretária e subsecretária de Educação (SEMED), Jenilza Spinassé e Marineusa Soares Pimentel, o Diretor de Ensino do IFES, Leonardo Muniz de Lima, professores, além de alunos e pais que foram prestigiar o momento.

O projeto Rumo ao Sucesso está sendo desenvolvido desde 2015 pela Secretaria de Educação (SEMED) da Prefeitura de Aracruz, visando preparar os estudantes que se destacam no rendimento escolar para participarem dos concursos públicos diversos em escolas de nível técnico da região, ficando a cargo do aluno a opção do curso ou processo seletivo que deseja participar. Já a parceria com o IFES surgiu em 2018, quando foram ofertadas 80 vagas para o curso preparatório, estimulando os alunos da Rede Municipal de Ensino por meio de uma capacitação para o processo seletivo do ensino médio, integrada a cursos técnicos. Eles tiveram aulas expositivas e dialogadas, resolução de exercícios, ‘aulões’ com professores, além de participações em eventos culturais no Campus Aracruz.

No ano de 2022 foram oferecidas 96 vagas, tendo 17 aprovações somente no município, nos cursos integrados de Química e Mecânica, em pouco mais de três meses de preparação. Neste ano, o curso preparatório beneficiará mais de 150 estudantes do município. Serão três turmas, sendo uma para atender o matutino e outras duas para atender o vespertino. As turmas ingressadas nos cursos técnicos ofertados pelo IFES terão aulas duas vezes por semana/por turno e uma vez ao mês (aulões), envolvendo os componentes curriculares que integram o conteúdo programático do processo Seletivo a ser realizado até o final de outubro de 2023.

“É com muita alegria que eu estou aqui hoje neste espaço, nesta escola tão importante de nossa cidade. Nós da SEMED tivemos uma preocupação em garantir uma oportunidade a mais aos estudantes que se destacam em nossa rede. Assim, em 2015, surgiu esse projeto. Todos vocês têm que se dedicar, acreditar e cumprir com os combinados estabelecidos. O IFES é uma instituição de referência no Brasil, e nós acreditamos que a escola pública forma o sujeito para a vida. Muitos desejariam ocupar a cadeira que hoje vocês estão ocupando, e por isso queremos acreditar que muitos estudarão aqui, pois já foi provado que potencial não falta a vocês. Estamos participando da aula inaugural pois acreditamos que em 2024 esse grupo estará aqui dentro”, destacou a secretária de Educação (SEMED), Jenilza Spinassé.

O Diretor de Ensino do IFES, Leonardo Muniz de Lima, ressaltou a parceria com a prefeitura e falou do orgulho que é receber alunos da Rede Municipal de Ensino. “Com relação a este projeto, é um grande orgulho para nós estarmos recebendo os alunos e suas famílias. Desde 2018 estabelecemos esta parceria com a prefeitura, e após a pandemia voltamos a trabalhar de forma presencial e com as provas. Por isso é muito importante o empenho de cada aluno e do apoio de suas famílias. Nós enquanto instituição estamos de portas abertas para recebê-los, fornecendo estrutura de qualidade com professores altamente capacitados, o que abrirá muitas portas para o acesso às faculdades e oportunidades, pois trabalhamos com eixos tecnológicos e estamos em plena expansão, com turmas de ensino integral, cursos superiores e pós-graduação. Posso garantir a vocês, pais, que seus filhos fizeram uma grande escolha em estar com a gente neste projeto”, enfatizou.

As aulas têm início nesta quarta-feira (26) e serão ministradas por professores do IFES e da Rede Municipal de Ensino, mestres em educação e com Know How para preparar os alunos para esta etapa de seleção, com apoio pedagógico no desenvolvimento do projeto, motivando-os a realizarem uma boa avaliação no processo seletivo que acontecerá no final do ano, como forma de ingresso ao ensino médio integrado no IFES Aracruz, ou em qualquer unidade no Estado.