Geral
Governo do Estado quer criar agência de atração de investimentos
Um total de 612 empresas foram prospectadas em 2022 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A atração de novos negócios é uma tarefa constante, e com foco neste trabalho, uma comitiva capixaba composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) esteve, nesta quarta-feira (08), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para conhecer a estrutura e governança da Agência de Investimentos, criada pela entidade catarinense.
Resultado do uso de metodologia de prospecção pautada em disciplina e pesquisa de mercado, em 2022, foram anunciados sete novos projetos a serem implementados no Estado, somando R$ 1,23 bilhão em investimentos e geração de aproximadamente 1.670 empregos diretos. Seguindo neste caminho, o Governo do Estado pretende criar uma Agência de Atração de Negócios e, por isso, tem realizado estudos de viabilidade e tem mantido contato com experiências que podem se somar como referências para a implantação de uma iniciativa similar em solo capixaba.
A subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas, destacou que durante a reunião foi possível identificar a práticas para a promoção da atração de investimentos nacionais, com o objetivo de aumentar a capacidade de atrair e reter investimentos, analisar a experiência bem-sucedida, conhecer a estrutura e governança da Agência de Investimentos de Santa Catarina, que se destaca pela prospecção de negócios internacionais. O Governo do Estado está empenhado na criação de um modelo semelhante que possa potencializar o trabalho que vem sendo realizado no Espírito Santo.
“Com a implantação da Agência de Atração de Investimentos, vamos contribuir com o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, por meio da prospecção de novas empresas, fomento da expansão das empresas já existentes, promover o aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios tudo em um único local, para facilitar e agilizar a vida do empresário que pretende fazer negócio no ES”, disse a subsecretária.
Participaram da visita o gerente executivo de Relações Institucionais da Findes, Leonardo de Paula, a presidente da Associação Empresarial Brusque, Rita Cassia Conti e a chefe de gabinete da FIESC, Maria Teresa Bustamante.