Geral

Reunião apresenta as principais pendências para entrega do Residencial Barra do Riacho

Postada em:

Aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no gabinete da Prefeitura de Aracruz, uma reunião que apresentou as principais pendências da entrega do Residencial Barra do Riacho - Programa Minha Casa Minha Vida - Estiveram presentes a secretária de Assistência Social (SEMAS), Iohana Kroehling, os vereadores Jean Pedrini e Etienne Musso, o Deputado Estadual Gandini da Comissão Frente Parlamentar de Fiscalização dos Programas Habitacionais no Estado, além de representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), da empresa responsável pela conclusão das obras, Ilha Construtora, dos beneficiários do residencial e do Superintendente da Caixa Econômica Federal, Fábio Ronchi.

O administrador da Gerência de Habitação, Claydson Pimentel (SEMAS), iniciou as conversas informando que a obra está 99,05% concluída, e que a previsão é que ela seja entregue no final de março. "Precisamos regularizar o empreendimento, pois após a conclusão das obras, ainda teremos aproximadamente três meses para regularizar o empreendimento e os beneficiários junto ao cartório e Receita Federal", disse.

A secretária da SEMAS, Iohana Kroehling, lembrou que o Residencial Barra do Riacho abrigará um total de 537 famílias, aproximadamente 1200 pessoas, cujos dados cadastrais estão sendo atualizados e encaminhados para a Caixa Econômica. "Enviamos um dossiê de 647 famílias, sendo que destas, 204 vivem em Barra do Riacho, além de outras 445 de outros bairros de Aracruz. Em função disso, o executivo municipal agora faz um levantamento dos impactos que serão gerados com esse conjunto habitacional, como o quantitativo de vagas de escola para as crianças, além de unidades de saúde e assistência social para uma melhor oferta de atendimento”, explicou.

O superintendente da Caixa Econômica, Fábio Ronchi, afirmou que já está programado na agenda do Governo Federal e prevista para o final de junho de 2023, a entrega do empreendimento aos beneficiários. "Ainda é preciso o empenho de todos, inclusive das pessoas que estão com pendências no cadastro, pois precisamos regularizar o mais breve possível, junto ao setor de habitação do município, para conclusão da lista definitiva, sendo que sem essa relação final dos beneficiários, não será possível dar andamento nas demais etapas de regularização do residencial", pontuou.

Principais pendências apresentadas
Após os dados iniciais do empreendimento, foram apresentadas as principais pendências para sua conclusão, envolvendo todas as partes, como a conclusão da atualização do cadastro e sorteio dos beneficiários, instalação de hidrômetros, ligação e operação da ETE, além do sorteio das unidades, registro e averbação dos condomínios, dentre outros. A prefeitura agora pretende realizar uma outra reunião na segunda semana de abril para poder ouvir das partes um cronograma de prazos para findar as principais pendências.

"Tenho um desejo enorme de entregar essas casas em Barra do Riacho, que é minha terra natal. Esse é um desejo antigo dos moradores, sendo a minha gestão a terceira desde que as obras se iniciaram. Por isso sei de sua importância e grandiosidade, e temos que entregar essas casas o quanto antes. Conto com o apoio de todas as partes envolvidas, garanto que nosso governo não medirá esforços para dar celeridade a esta questão", destacou o prefeito Dr. Coutinho.