Geral
Pescadores e catadores de caranguejo do Novo Irajá participam de oficina sobre análise de negócios
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu na manhã desta segunda-feira (23), no Centro Comunitário do Novo Irajá, uma oficina aos pescadores, catadores de caranguejo e moradores da região.
Intitulada “Análise de Negócios – Começando bem”, a oficina foi ministrada pelo Consultor do Sebrae, Isaldino Panciere, e teve como foco orientar e ajudar a comunidade quanto à transformação de ideias em negócios. A Coordenadora de Unidade de Conservação de Uso Sustentável (Semam), Priscilla Nobres, explicou como surgiu a necessidade de ofertar à comunidade esta oficina.
"Em 2021 nós fizemos um diagnóstico para descobrirmos qual a real necessidade deles e como eles poderiam se beneficiar da melhor forma com o pescado, otimizando sua qualidade, que é o subsídio para suas atividades", explicou.
Para o Consultor do Sebrae, Isaldino Panciere, a oficina também é uma porta de entrada para ajudá-los em futuras atividades. "Nós queremos nos colocar à disposição para que eles também tenham ciência dos nossos serviços, e de como isso pode ajudá-los", afirmou.
No início da oficina foi feita uma dinâmica com os participantes, que em círculo se apresentaram dizendo suas perspectivas e como acreditam que podem melhorar suas atividades. "Essa dinâmica representa para a comunidade as ameaças e as oportunidades. É por isso que estamos aqui. Vamos analisar quais são suas ameaças e como elas podem se tornar oportunidades”, disse Isaldino.
A capacitação continua nesta terça-feira, das 8h às 12h, na Associação Comunitária de Santa Rosa.