Educação
Aracruz promove Seminário do Regime de Colaboração (Paes) com profissionais da Educação de diversos
Aconteceu na manhã desta terça-feira (13), o Seminário do Regime de Colaboração que reuniu profissionais da Educação dos municípios de Aracruz, Fundão, João Neiva, Ibiraçu, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. O evento, que aconteceu no auditório do Polo UAB, fez uma avaliação das ações realizadas durante o ano de 2022 e o panorama para 2023 dentro do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
Alunos da Escola Municipal Indígena Pau Brasil fizeram a abertura do evento com uma apresentação cultural cantando músicas na língua tupi-guarani, encantando a todos os presentes. Participaram o prefeito Dr. Coutinho; a secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé; a subsecretária de Educação, Marineusa Pimentel; o coordenador do CoPaes/Sedu, Saulo Andreon; a gerente da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rafaela Possato; o assessor do Proeti/Sedu, Gledson Figueiredo, além de demais autoridades de outros município.
O Paes é uma iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo principal fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.
Dentro das ações realizadas, o foco sempre é o estudante sem distinção a rede estadual ou municipal. Alcançar melhorias nos indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, utilizando estrutura única de fornecimento de material estruturado, formação continuada, currículo e avaliação, também é um dos objetivos. Durante o dia foi apresentado o panorama e tendências do Proeti 2023, o panorama das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem 2023 e apresentação resumida do resultado do PDCA realizado com as coordenadoras nas reuniões NuPaes de outubro e novembro.
Jenilza Spinassé disse que a decisão da Semed foi de incluir toda a rede no Pacto. “Em termos de Aracruz, a decisão foi de inserir toda a rede municipal de ensino dentro do Paes de acordo com a metodologia. Estamos acompanhando de perto a aprendizagem em todas as escolas municipais, pois acreditamos que todas as turmas precisam ser acompanhadas, de um olhar especial. Por mais que trabalhemos a informação, a educação, com todas as previsões de metodologia, mas se não tivermos apoiando quem precisa de nós, não seria da forma que a gente almeja para os nossos estudantes. Estamos vivendo tempos difíceis diante dos últimos acontecimentos e do momento pós-pandemia, mas estamos atuando junto à Sedu para que possamos nos fortalecer e entender cada vez mais que a educação é o único caminho para a transformação. O Pacto é uma ação primordial, pois só ao lado das unidades educacionais e unidos detectamos as fragilidades e trabalharemos a correção de rumos para um trabalho cada vez mais eficiente”.
“Oferecer uma educação de qualidade é o nosso objetivo e estamos trabalhando muito para que os nossos estudantes aprendam da melhor forma possível o que está estabelecido na base nacional comum curricular. É dessa forma que alcançaremos melhorias nos indicadores educacionais através de ações pedagógicas conjuntas, desenvolvendo momentos como esse de integração entre os municípios, de formações continuadas, entre outros. Com isso, ampliaremos o Pacto ao longo dos anos, fortalecendo e consolidando as ações pertinentes e necessárias, com foco numa educação mais igualitária. Com o apoio do governo do Estado, estamos avançando. Traçar estratégias e novas diretrizes para que tenhamos sempre uma educação de qualidade para os nossos estudantes é essencial”, comentou o prefeito Dr. Coutinho, que aproveitou o momento e interagiu com os estudantes da escola indígena.