Eventos

Cantata de Natal da Sejus emociona espectadores no Palácio Anchieta

Postada em:

A II Cantata de Natal da Secretaria da Justiça (Sejus) foi realizada na noite dessa quarta-feira (07) e emocionou os espectadores. Composta pelos grupos de coral “Vozes em Busca da Liberdade” e “Neshamá, a cantata contou com cerca de 70 pessoas privadas de liberdade, que subiram ao palco e entoaram canções natalinas, além de músicas populares. O evento aconteceu no salão São Tiago do Palácio Anchieta, em Vitória.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Morais, a primeira-dama Virgínia Casagrande, e o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, prestigiaram o evento.

A abertura da celebração ficou por conta da Banda da Sejus, composta por servidores da pasta. Em seguida, o coral “Vozes em Busca da Liberdade”, coordenado pela Igreja Adventista – Região Sul, parceira da Sejus desde 2012, encantou a todos com um repertório composto por canções religiosas e clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). A regência do coral foi do maestro Sandro de Souza Gomes.

Já os instrumentistas são apenados dos respectivos estabelecimentos penais: Centro de Detenção Provisória de Vila Velha, Penitenciária Estadual de Vila Velha I, Penitenciária Estadual de Vila Velha II e Penitenciária Estadual de Vila Velha V.

No intervalo das apresentações, o secretário Marcello Paiva de Mello presenteou a primeira-dama Virgínia Casagrande com dois quadros pintados por internos do sistema prisional. A primeira pintura é uma homenagem ao governador Renato Casagrande, com a pintura da Ciclovia da Vida e do Aquaviário, duas obras importantes da atual gestão. A segunda é um retrato de Virginia Casagrande.

Na ocasião, o secretário de Estado da Justiça, a vice-governadora e a primeira-dama do Estado aproveitaram o ensejo para elogiar o evento e as apresentações, proferindo discursos otimistas sobre a ressocialização no sistema prisional. “Este evento é uma demonstração de que a reintegração de pessoas privadas de liberdade só é possível com o apoio da sociedade e do poder público”, destacou o secretário Paiva de Mello.

O encerramento da cantata ficou a cargo do coral Neshamá (Fôlego), com 30 apenados da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), que dividiram o palco com músicos da Associação Alef Bet. Sob a regência de Larissa Oliveira, eles cantaram seis músicas, a maioria em hebraico.

Os projetos de coral fazem parte das ações do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) da Sejus, que realiza um trabalho socioespiritual de forma voluntária nas unidades prisionais do Estado.