Cidades
Servidores assistem palestra “Cidades Planejadas do arquiteto e urbanista Murilo Vidal
O município de Aracruz está crescendo a passos largos e planejar a cidade para um futuro próximo, diante ao desenvolvimento econômico promissor, é um grande desafio. Para que a cidade cresça de forma ordenada e sustentável, servidores da Prefeitura de Aracruz participaram de uma palestra na tarde desta quinta-feira (8), no Auditório do Sesi/Senai, que abordou o tema “Cidades Planejadas e Desenvolvimento Urbano”, ministrada pelo arquiteto e urbanista Murilo Vidal.
Ser uma cidade-modelo e de referência, com grandes centros e parques vibrantes, passeios com dimensões adequadas, bairros planejados é o desejo de muitas gestões. Atingir esse modelo não é uma tarefa fácil, haja vista as estruturas já consolidadas nas cidades e que não seguiram um planejamento eficiente.
“Sabemos que a administração pública tem uma grande importância no crescimento das cidades. A atual gestão já vem atuando de forma integrada e apostando no desenvolvimento econômico sustentável, principalmente agora dentro da área de atuação da Sudene. Desburocratizar sistemas para que possamos atrair mais empreendimentos é o que queremos, afinal, só assim a cidade cresce. E crescer de forma planejada é o que queremos para nossa Aracruz, fazendo com que nossa população tenha mais qualidade de vida”, disse a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho.
Murilo Vidal agradeceu pela oportunidade de contribuir, de certa forma, com o crescimento da cidade. “Diversas prefeituras do país têm apostado num modelo de zoneamento, bairros e outros, que venham enriquecer o território urbano. É isso que muitas cidades de vários Estados têm feito, como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, entre outros, com novos modos de fazer e novas oportunidades de loteamentos e outros, com uma infraestrutura mais moderna e adequada para os grandes centros. A gestão tem um papel fundamental para que as cidades cresçam de forma planejada, fazendo com que as pessoas tenham uma cidade melhor para se viver”, comentou. Apresentou, ainda, os modelos de sistema viário ideal com ruas completas - passeio, ciclovia, área verde, rolamento -, espaços verdes vinculados - cidades jardins -, e outros.
A servidora Márcia Cabral disse que “a palestra foi enriquecedora, haja vista o crescim