Saúde

Central Estadual de Transplantes faz captação de órgãos no Hospital Dr. Jayme

Postada em:

A Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) realizou, nessa quinta-feira (10), mais uma captação de órgãos no Estado. A cirurgia foi realizada, no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Foram captados coração, fígado, rins e córneas foram captados e poderão beneficiar seis pacientes que estão na fila de espera por um transplante.

A enfermeira da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme, Viviane Oliva, falou sobre a captação. “Levar essa notícia para uma mãe é extremamente doloroso. Esse paciente era muito novo. A dor da família era imensa e eles foram fortes o suficiente para pensar em quem estava na fila de espera. Eles conseguiram se colocar no lugar daquelas pessoas”, disse.  

O processo de doação segue um fluxo definido no Hospital Dr. Jayme. Durante a internação, os familiares têm acesso todos os dias às equipes médicas para informações e esclarecimentos sobre doença, prognóstico e tudo mais relacionado ao paciente. Quando há suspeita de morte encefálica, como foi o caso desse paciente, os familiares também são avisados e acompanham todo o processo de abertura e fechamento do protocolo de morte encefálica.

Após a decisão da família, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) foi acionada e mobilizou as equipes para captação dos órgãos. Para captar o coração uma equipe veio de Brasília com suporte da Força Aérea Nacional (FAB) que fez todo o deslocamento em tempo hábil para que o transplante fosse realizado. Fígado, rins e córneas foram doados para pacientes do Espírito Santo.

Até esta sexta-feira (11), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou 1.871 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.117 para rim, 737 para córnea, 16 para fígado e um à espera de um coração.