Geral
Chuvas causam transtornos em Aracruz e abrem cratera na BR 101
Aracruz foi o 2º município capixaba onde mais choveu nas últimas 24h. Segundo Boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 6h desta terça-feira (29), o acumulado de chuva chegou a 181.36 milímetros. Fotos: Luiz Santos
Em Vila do Riacho, há casas inundadas e a Defesa Civil Municipal está no local desde o início da manhã. Foi disponibilizado abertura de escola para receber desabrigados. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) também estão no local.
Em Barra do Riacho também há registro de alagamento e casas inundadas. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão no local.
Na região da Grande Bela Vista, onde acontecem as obras de Macrodrenagem do Valão, não há ocorrências registradas.
Em Jacupemba, um córrego transbordou e a força da água carregou parte da terra que sustentava o asfalto da BR 101, abrindo crateras nos dois lados da pista no km 170. Devido ao risco de o asfalto continuar cedendo, o trecho está interditado e a única opção para ir de Linhares para Aracruz ou Vitória é dar a volta por Colatina pela Rod. ES 148, seguir para João Neiva pela BR 259, onde é possível retornar à BR 101.
Trecho com risco de desabamento
Em Jacupemba também há registro de casas inundadas. Quatro barragens cederam na localidade. Máquinas da Secretaria de Agricultura (Semag) estão sendo deslocadas para realizar a limpeza nessas regiões.
Várias estradas rurais do município estão intransitáveis. Em alguns pontos ocorreram quedas de barranco. A Secretaria de Agricultura está realizando o mapeamento e relatório de todos os pontos afetados pelas chuvas na zona rural.
Alerta:
Na manhã desta terça-feira (29), a Defesa Civil Municipal emitiu alerta para que pessoas residentes de áreas próximas a barrancos, como nos bairros Santa Luzia, Morro do Cruzeiro, Baixada Polivalente e São Camilo, fiquem atentas a barulhos nos barrancos e nas casas. A Defesa Civil Municipal orienta para as pessoas que estão em residências em áreas de risco fiquem atentas e, se possível, que levem crianças, idosos e acamados para locais mais seguros.
Corpo de Bombeiros:
O Corpo de Bombeiros informa que, além da BR 101 completamente interditada, há diversos pontos com alagamento ou quedas de barreiras e árvores nas pistas.
Trecho de alagamento em Rio Quartel - Linhares
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, algumas desobstruções estão sendo feitas rapidamente e outras nem tanto.
Como as previsões são de muita água ainda amanhã e depois, a sugestão é para que sejam evitados deslocamentos para longe, devido a riscos de dificuldades para retornar.