Educação
Prefeito participa do projeto Fest Arte: Cultura e Identidade, realizado pela escola Misael Pinto Ne
Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Dr. Coutinho esteve na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) “Misael Pinto Netto” para participar do projeto Fest Arte: Cultura e Identidade, uma ação que envolve alunos e professores e proporciona conhecimento e valorização do município, destacando os pontos turísticos, culturais e econômicos, além do desenvolvimento do município ao longo da história.
O projeto teve início em junho deste ano, onde os alunos de 1ª a 3ª séries do ensino médio deram início às pesquisas relacionadas à história do município. Essa é uma forma de proporcionar que esses estudantes saibam da importância da preservação do patrimônio e também de estabelecer uma relação direta entre o que se aprende e se conhece com a realidade dos educandos a partir do hábito da leitura.
“O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa de campo sobre a história de Aracruz. Montamos uma linha do tempo sobre os fatos, onde percebemos a inferência de várias culturas no processo de desenvolvimento e construção do município. Durante o desenvolvimento, destacou-se a importância do afrodescendente nessa construção. São personagens importantes nesse processo de formação histórica, cultural e política, fazendo importante a conscientização e valorização dessa cultura nas diversas manifestações”, destacou Stela Tinoco da Costa, professora de história e sociologia e uma das idealizadoras do projeto.
O prefeito Dr. Coutinho esteve acompanhando as apresentações realizadas nesta manhã e falou sobre a importância de promover a busca do conhecimento. “Fico emocionado ao ver o tanto de aluno empenhado em apresentar tudo o que foi absorvido durante a execução do projeto. É importante que conheçamos a história do lugar em que vivemos, como ela foi se formando ao longo dos anos e os personagens que contribuíram para isso. E não podemos deixar de destacar a mistura de raças e como os afrodescendentes foram peças fundamentais na composição da nossa história”, pontuou.