Geral

Dr. Coutinho é homenageado em data alusiva ao Dia da Consciência Negra

Postada em:

O prefeito Dr. Coutinho foi um dos homenageados no plenário da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (17), durante Sessão Solene em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20). A ação fez parte do movimento "Poder e Resistência, não ao racismo”, proposto pela vereadora Etienne Coutinho Musso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds).

Leia também: Saiba como o Enem é corrigido e como usar suas notas

Caixa antecipará parcelas dos auxílios Caminhoneiro e Taxista

A programação se iniciou às 8h, na Casa do Estudante, com rodas de capoeira e de conversa, teatro, estética, além da batalha Trap e Rap aos alunos. Um dos destaques da programação foi a apresentação de teatro com estudantes da companhia “Eliza Rosa”. A atriz destacou a importância da realização do momento. "Essa programação é importante para que as pessoas se tornem grandes homens e mulheres, independente da classe social, sem preconceitos e sempre respeitando o próximo”, disse. 

A vereadora Etienne Coutinho afirmou que as pessoas devem entender e por em prática que não deve existir diferença por conta da cor da pele. “Temos que abraçar a todos, independente da cor. Somos irmãos e devemos oferecer amor”, finalizou. 

Já na Câmara Municipal as ações se iniciaram com o desfile da banda de Congo de Vila do Riacho "Benedito do Rosário”. Em seguida o prefeito Dr. Coutinho, que foi um dos homenageados da noite pelo Legislativo, deixou uma mensagem de paz aos negros e afrodescendentes, conscientizando a população quanto à importância de respeitar o próximo.

"Fiquei muito emocionado quando vi a foto do meu avô nesse telão, Graciliano Eleotério. Eu tinha nove anos de idade quando o vi pela última vez e lembro muito bem da fisionomia dele. Ele era negro e minha mãe morena do cabelo crespo. Sinto muito orgulho de ser de origem afrodescendente. Devemos respeitar as pessoas e não ter preconceito, por isso pergunto: qual a diferença da alma entre uma pessoa branca e negra? Se alguém descobrir me fale, porque alma não tem cor e Deus nos fez únicos no mundo. Vamos abraças as pessoas e dizer que a amamos, sou muito afetuoso e sei que devemos amar o próximo, pois sempre cuidei de gente, antes como médico e agora como prefeito. Queria agradecer e parabenizar a vereadora Etienne por esse momento e dizer que nós da Prefeitura estamos nos esforçamos ao máximo para respeitar todos vocês”, destacou. 

O momento ainda reservou atividades culturais, palestras com o escritor e presidente da Academia Aracruzense de Letras, Rogério Sarmenghi, e com a atriz Eliza Rosa, desfile que exaltou a beleza afro, além da entrega das placas aos homenageados da noite. 

O Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. 

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.