Esporte
Carreta do eMuseu do Esporte chega a Aracruz dia 10 de novembro, para encerrar circuito pelo ES
Simuladores com tecnologia de ponta permitem a visitantes experimentar a sensação da prática de esportes como canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha, badminton, entre outros. É para todas as idades .
Nesta quinta-feira (10) a carreta do eMuseu do Esporte chega a Aracruz com muitas atrações e histórias sobre as principais conquistas esportivas brasileiras. O veículo encerra na cidade o circuito que fez por municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, passando por Conselheiro Pena, Resplendor e Aimorés, em Minas Gerais, além de Baixo Guandu, Colatina, João Neiva e Ibiraçu, no Espírito Santo, totalizando mais de 20 mil atendimentos com público de todas as idades. Vale a pena colocar na agenda . Moradores das cidades por onde a carreta passou, vibraram ao participarem dos simuladores e atividades, destacando que a iniciativa do emuseu é importante para estimular a prática esportiva, além de ser inclusivo .
A proposta da carreta é mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e incentivar a prática desportiva para todas as idades, em especial, para pessoas com deficiência. Em Aracruz, o veículo ficará aberto à visitação com entrada gratuita, das 10h às 17h, na Praça Fruta Pão, localizada na R. Prof. Aparício Alvarenga, 430, em Barra do Riacho, até o dia 13.
A carreta itinerante é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A carreta faz parte do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), plataforma digital para a preservação da
história do esporte brasileiro, de forma interativa e dinâmica.
“A carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento. O esporte deve ser promovido de forma inclusiva e um projeto como esse não podia ser diferente. Na nova sociedade, em rede e tecnologia, integrar o virtual e a realidade é desafiador para profissionais de diversas áreas de atuação. Incorporando experiências virtuais às práticas reais se chega a melhores resultados na difusão e recepção de informação, gestão e, principalmente, como plataforma pedagógica, entre outras áreas. Além disso, todas as pessoas podem criar suas próprias coleções gratuitas no portal do eMuseu do Esporte”, explica Bianca Pena idealizadora do eMuseu.
Além dos simuladores de canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha, badminton entre outros esportes, a carreta do eMuseu do Esporte transporta o Rei Pelé em holografia 3D, assim como uma camisa autografada por ele. Já no seu entorno, durante todos os dias de visita, oferece atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades com lançamento inédito das versões do tênis de mesa e do tênis; e criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.
Como legado, em cada município visitado, a equipe do eMuseu do Esporte capacita professores, forma monitores para atendimento em eventos, gerando novas oportunidades profissionais para moradores locais. Entre os parceiros dessa iniciativa estão as prefeituras que a recebem, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Coritiba, Grêmio, Fortaleza, Juventude, dentre outros.
eMuseu do Esporte - O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo e seu conteúdo pode ser conhecido, de forma itinerante, na carreta totalmente adaptada. No seu interior estão disponíveis simuladores e vídeos, na união do esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, se aventurar na prática virtual de esportes ou, se preferir, simplesmente aprender por meio do acervo histórico sobre as maiores conquistas do esporte nacional. O eMuseu virtual já registra mais de 1 milhão em alcance de pessoas, sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.
O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão. A ideia de sua criação nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais.
A partir daí, em 2018, foi dado início às exposições virtuais e, atualmente,
são 21 ambientes virtuais disponíveis no portal do www.emuseu.com.br nas versões português e inglês, divididos entre exposições e galerias 3D.
Depoimentos :
Ibiraçu
A professora de Educação Física, Thamires Rodrigues levou seus alunos e afirmou que a ida da carreta do eMuseu do Esporte em Ibiraçu teve um grande significado para seus alunos. 'É o tipo de tecnologia que dificilmente eles terão acesso. É uma vivência que terá um papel importante para eles. Mas nao é só a tecnologia que despertou a atenção, poderem jogar voleio sentado contribui no processo de inclusão" , explica
Tecnologia atrai tecnologia, e foi isso que os alunos de robótica do Instituto de Políticas Públicas do Espírito Santo (IPPES) puderam conferir na visita a carreta do emuseu do esporte. TAcio Henrique, Matheus Oliveira e Kadmiel soares.constataram. Ele criou um robô junto com dois amigos .
"É único. Sao muitos equipamentos tecnológicos que a maioria das pessoas nao tera acesso" disse
Na avaliação do professor de robótica Felipe Pereira essa tecnologia da carreta é difícil de ser encontrada e atrai as pessoas .
A abertura da carreta do eMuseu do Esporte em Ibiraçu contou ainda com uma apresentação de bale com alunas do Instituto de Políticas Públicas do Espírito Santo (IPPES).
João Neiva
Em João Neiva , Esporte e Cultura andaram de mãos dadas mostrando a importância desse tipo de atividades na formação de jovens adolescentes . Alunos do Presevarte fizeram uma apresentação em frente a carreta do eMuseu do Esporte, em João Neiva (ES) .No repertório músicas brasileiras e classicos. A garotada também aproveitou as atividades esportivas e os simuladores
E como esporte une todas as faixas etárias o pessoal da terceira idade também aderiu . Aos 61 anos a aposentada Leonilda Alves testou as varias atividades da carreta do eMuseu do Esporte .
"Valeu muito ter participado das atividades do eMuseu. Nunca tinha praticado canoagem ou arco e flecha" garantiu.
Para Albbina Pessoti,74, foi uma experiência que valeu muito. " lembrei do tempo que andava de barco com meu marido. Nao esperava que a canoagem fosse tão boa. As pessoas precisam conhecer " garante .
Mesmo tendo perdido a partida de volei de praia , Ana Carmem Casara , administradora do Instituto Presevarte testou e aprovou as atividades do eMuseu do Esporte. " valeu muito a pena, mesmo perdendo o jogo foi maravilhoso. O importante mesmo foi conhecer tudo que o eMuseu tem" afirmou
A pedagoga shirleme Salles destacou a importância do eMuseu para seus alunos. " Eles estão tendo acesso a esportes que nao conheciam, alem de uma experiência incrível que vamos levar para a sala de aula" comentou.
Alunos do curso Musica e Luteria. Thiago Kuster e Alisson Junior, ambos de 17 anos, puderam usar o simulador de arco e flecha, canoagem, sem contar uma partida de tênis de mesa.
"Gostei muito , principalmente so arco e flecha ", explica Thiago.
Ja Alisson Junior gostou dos simuladores. " foi uma experiência muito boa", finalizou
Colatina
A professora Neiry Alves ficou impressionada com toda a estrutura da carreta. " As crianças tiveram acesso nao so a esportes que nunca ouviram falar. Isso é muito significativo para todas elas. Vamos utilizar em sala de aula essa experiência" , revelou a professora que teve a chance de usar o snowboard.
O pequeno Richard Theodoro, 8 anos, andou nos simuladores. "É muito legal. Adorei tudo, mas gostei do vôlei de praia
A deficiente visual Camila Serpa Barbosa teve considerou a experiência nos simuladores do eMuseu indescritível. 'Vivenciei algo que nunca imaginei. O sistema de audiodescricao me deu a mesma sensacao que as pessoas que enxergam", disse
Ja a professora Neiry Alves ficou impressionada com toda a estrutura da carreta. " As crianças tiveram acesso nao so a esportes que nunca ouviram falar. Isso é muito significativo para todas elas. Vamos utilizar em sala de aula essa experiência" , revelou a professora que teve a chance de usar o snowboard
O pequeno Richard Theodoro, 8 anos, andou nos simuladores. "É muito legal. Adorei tudo, mas gostei do vôlei de praia.