Geral
Município de Aracruz estuda criar Conselho Municipal de Contabilidade Aplicada ao Setor (CONCASP)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Finanças (Semfi) está estudando a criação do Conselho Municipal de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CONCASP. Na última sexta-feira (21), foi realizada uma reunião de trabalho com os contadores da Semfi, representantes do legislativo, do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos (IPASMA) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para discutir essa questão.
De acordo com o secretário da Semfi, Geraldo Magela a iniciativa de criar esse conselho decorre da necessidade de se discutir e deliberar os procedimentos contábeis a serem adotados, concernentes às alterações nas legislações pertinentes à contabilidade aplicada ao setor público, bem como nas instruções do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TC/ES).
"Aracruz possui um corpo técnico permanente e especializado, com representatividade e autonomia, e sendo assim, esse conselho vem representar um mecanismo de governança apropriado para zelar pelo interesse público durante os processos de normatização e acompanhamento da execução orçamentária, financeira e contábil", explicou.
Ainda segundo o secretário, O CONCASP deverá promover a valorização da contabilidade pública por meio de capacitações, melhorias nas condições de trabalho e o bom relacionamento entre os órgãos e entidades correlacionadas, o que promoverá uma melhor qualidade da informação contábil, além de mais transparência no trato dos atos e fatos contábeis.