Geral

Executivo Municipal visita Centro de Educação Técnica Talmo Luiz Silva, em João Neiva

Postada em:

Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo e de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho estiveram na manhã desta sexta-feira (14) na cidade de João Neiva para conhecer as estruturas do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva e seu projeto “Portas Abertas”, que busca parcerias com demais instituições para poder ofertar a jovens e adultos, principalmente os de maior vulnerabilidade socioeconômica, cursos técnicos e de qualificação gratuitos.

O Executivo municipal foi recebido pela Coordenadora do Projeto Portas Abertas, Ariádne Jesus Picoli e pelo Diretor do CEET, José Natalino. “Nossa ideia é mostrar para vocês um pouco da história da nossa escola e como nós podemos estudar uma parceria. Somos uma instituição pública, referência em qualidade nos cursos técnicos ofertados, com profissionais formados e em destaque no mercado de trabalho. Porém, vivemos um momento em que estamos com dificuldades para atrair os meninos para cá. Por isso, as parcerias entre as partes são muito importantes para consolidar esse caminho entre formar a mão de obra e empregar no mercado”, explicou Ariádne Jesus Picoli.

Após uma volta pelas instalações do CEET, os secretários foram acompanhar a exibição de um vídeo institucional que mostrou todo o potencial da escola. Criada em 2007 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), hoje são ofertados os cursos técnicos de Administração, Automação Industrial, Estética, Gastronomia, Mecânica e Segurança do Trabalho, com duração de um ano e meio a dois anos, além de cursos de educação continuada do Pronatec e Qualifica/ES, com cargas horárias de 120 a 260 horas.

A escola, que já qualificou mais de dois mil técnicos, atende aproximadamente 170 alunos por semestre e tem área de atuação com foco no setor produtivo industrial. “Dentre nossos desafios, está nossa nova forma de avaliação dos alunos, que na maioria das vezes, na prática, é feita por método de observação, como se a empresa estivesse observando seu funcionário. Queremos despertar neles a produtividade, por isso buscamos parcerias para atrair candidatos habilitados e mantê-los na ativa, pois muitos abandonam os cursos devido à falta de logística, como o transporte ou bolsa escolar”, explicou o Diretor José Natalino.

O Secretário da Semde, José Eduardo gostou do que viu e afirmou que novos encontros entre as partes serão agendados para otimizar essa parceria. “Queríamos conhecer as instalações dessa escola que oferta vários cursos técnicos e de qualificação, seus laboratórios e corpo docente. O CEET já recebe uma quantidade significativa de alunos de Aracruz, e por isso queremos estudar a possibilidade de uma parceria para poder facilitar o acesso de estudantes, principalmente aqueles que residem nos distritos de Guaraná e Jacupemba, que são regiões mais próximas à escola. Teremos uma nova agenda até o final do ano para que essa parceria possa ser fortalecida”, destacou.

Já a secretária Jeesala Coutinho (Semae) disse que esta pode ser uma ótima oportunidade para que Aracruz receba mais qualificação. “Nosso objetivo foi justamente conhecer essas instalações e suas estruturas, de modo a possibilitar uma eventual parceria com nossa cidade, já que as qualificações técnicas lá ofertadas ficam mais próximas de quem mora nesses distritos. Esta seria mais uma opção para podermos fomentar a qualificação de nossa mão de obra”, completou.

O Governo Municipal planeja se encontrar com a direção do CEET no próximo mês de novembro durante reuniões de planejamento que serão desenvolvidas pelas secretarias
envolvidas.