Saúde
Público-alvo para receber vacina contra meningite é ampliado
A partir desta terça-feira (11), crianças e adolescentes de 10 a 19 anos e pessoas vivendo com HIV podem buscar as Unidades de Saúde de Aracruz para receber o imunizante contra a meningite (meningocócica ACWY). A vacina para esse público foi liberada em todo o Estado e estará disponível até durarem os estoques.
O imunizante previne contra as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. A meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.
A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt enfatiza sobre a importância de receber o imunizante. “A ampliação do público-alvo tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença, evitando assim, a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. E uma das principais medidas para a prevenção e controle da doença meningocócica é a manutenção da cobertura vacinal”, destacou.
Conheça os principais tipos de Meningites
A Meningite Bacteriana é o tipo mais grave e geralmente, ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer também da enfermidade ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. As outras causas fazem parte do grupo de Meningites Assépticas, quando a doença não é causada por bactérias, que inclui causas como:
- vírus;
A Meningite Viral é a causa mais comum de Meningite Asséptica, além de ser a menos perigosa, pois a pessoa infectada melhora sem a necessidade de um tratamento específico. Os vírus responsáveis por este tipo da doença podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados, sendo mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
- fungos;
A Meningite Fúngica é bastante rara e sua principal causa são os fungos do tipo Cryptococcuse Coccidioides, que se propagam através do sangue para as Meninges. Esta propagação pode acarretar um quadro crônico da doença, o que origina sérias complicações como, hidrocefalia e interrupção do fluxo sanguíneo.
- parasitas;
A Meningite Eosinofílica é um tipo raro da doença e se manifesta após o consumo da carne de animais contaminados com o parasita Angiostrongylus Cantonensis, que infesta o caracol, a lesma, o caranguejo ou o caramujo gigante africano. O consumo de alimentos contaminados com a secreção liberada pelos caramujos também pode provocar a doença. Ainda se tem registro de meningites provocadas por lesões físicas (traumatismo craniano), infecções como otites, câncer e o uso de medicamentos. Em casos raros, a doença pode ser resultado de causas não-infecciosas, como reações químicas, alergia a alguns medicamentos e também alguns tipos de câncer.
A maior preocupação é para as meningites contagiosas ou transmissíveis que podem acarretar surtos, epidemias e que podem levar a um quadro crônico das doenças.
Principais sintomas da doença meningocócica:
A evolução da Meningite acontece de forma muito rápida, com o surgimento abrupto de sintomas como:
- febre alta e repentina;
- intensa dor de cabeça;
- rigidez do pescoço;
- vômitos;
Em alguns casos, sensibilidade à luz (fotofobia) e confusão mental.
A disseminação do meningococo pelos vasos sanguíneos pode produzir manchas vermelhas na pele (petéquias, equimoses) e até necroses que podem levar à amputação do membro acometido.