Educação
Projeto “Ajustando Saberes” desenvolve proposta educativa para o avanço da aprendizagem de estudante
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), vem desenvolvendo nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto “Ajustando Saberes”. A iniciativa vem oportunizando aulas de reforço escolar no turno ou contraturno das aulas como forma de garantir espaço/tempo específico para atendimento aos estudantes que apresentam defasagem idade/ano ou em relação às habilidades previstas para a etapa letiva.
Desta forma, o projeto objetiva alinhar a aprendizagem dos estudantes e melhorar os resultados da Educação Básica. Para isso, a Semed contratou professores com perfil de alfabetizador, além de estender a carga horária de outros a fim de desenvolver a proposta educativa em cada escola, assim como planejar estratégias metodológicas que promovam o avanço e a consolidação da aprendizagem.
Os professores participam de formação continuada em serviço e da formação Bases Neurofisiológicas da Aprendizagem. Eles foram orientados na aplicação de testes de aprendizagem nos estudantes participantes do projeto. Todos alunos passaram por avaliações de entrada com o propósito de averiguar o nível de aprendizagem, e por meio de pequenos agrupamentos, foram atendidos cerca de 2 mil estudantes em 2022, sendo que muitos avançaram e foram dispensados do projeto, o que oportunizou novos estudantes a ingressarem.
O processo de recuperação acontece por meio da participação em atividades diferenciadas, elaboradas e planejadas a partir de instrumentos avaliativos diagnósticos, que mostram de forma efetiva, quais dificuldades cada menino e menina apresentam e quais metodologias devem ser utilizadas para melhor dinamização do processo. “O projeto é uma proposta pensada em cumprimento à Meta 2 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê universalizar o Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de a 14 anos, o que garante que pelo menos 95% dos estudantes concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PME em 2025”, explicou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
Para a diretora Marlene Zambom Soares, o projeto tem proporcionado ajustes nos próprios saberes da escola, permitindo um olhar para o estudante em sua individualidade, alinhando as habilidades a serem desenvolvidas e corrigindo a defasagem da aprendizagem. "São momentos em que as professoras conseguem ouvir e ajudar o estudante, já que seu contato é mais próximo. Com o egresso no projeto, a maioria dos estudantes dos 2° e 3° anos se encontra alfabetizada lendo, interpretando e produzindo, de acordo com o grau de aprendizagem de cada um. É gratificante ouvir e ver aquela criança, que não lia, falar que já sabe ler. Os dos 4° e 5° anos, dentro do seu nível de aprendizagem, estão lendo, interpretando, pontuando, produzindo belos textos e melhorando na escrita a cada dia", pontuou.
De acordo com a Professora do Projeto Ajustando Saberes, Nercília dos Santos Costa, o projeto proporcionou aos estudantes descobertas e aprendizagem. “Destaco a importância do comprometimento deles inseridos nessa nova maneira de aprender. As atividades desenvolvidas foram muito bem planejadas, para que a aprendizagem fosse, aos poucos se tornando algo significativo e prazeroso. Com essa linha de trabalho, os resultados foram aparecendo e muitos dos nossos estudantes conseguiram vencer as dificuldades apresentadas, evoluindo também na sua forma de agir e de ver o processo de aprendizagem”.