Política
Vice-governadora recebe embaixador da Áustria
A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, se reuniu, nesta segunda-feira (20), com o embaixador da República da Áustria no Brasil, Stefan Sholz. O encontro, que aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, teve como objetivo estreitar as relações diplomáticas entre o Espírito Santo e a Áustria, buscando ampliar a cooperação mútua em diversas áreas socioeconômicas.
Acompanharam o encontro o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha; o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes; o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; e o secretário de Estado do Turimo, Fernando Rocha.
A vice-governadora Jacqueline Moraes disse que o Governo do Estado está disposto a criar oportunidades e a ampliar a discussão de pautas nas áreas de meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, além da inovação tecnológica e intercâmbio cultural, entre outras.
“Somos um Estado com uma população pequena em relação aos nossos vizinhos, por isso, precisamos ser competitivos. É preciso ser um Estado inovador, com logística eficiente e, para isso, já somos Nota A do Tesouro, além de ter o melhor Ensino Médio e a melhor gestão fiscal do Brasil. Tudo isso, aliado a um bom ambiente institucional”, disse Jacqueline Moraes.
Décimo segundo país mais rico do mundo em termos de Produto Interno Bruto (PIB), com uma economia social de mercado bem desenvolvida, a Áustria tem também uma indústria altamente desenvolvida. O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, ressaltou que a Áustria é um potencial investidor em terras capixabas e também pode ser destino para diversos produtos do Estado.
O interesse de outras nações em conhecer a economia capixaba demonstra como o Espírito Santo vai além da posição estratégia e tem chamado atenção do mercado externo. O Estado é cada vez mais conhecido em função da segurança fiscal, políticas de tributárias eficientes, mão de obra qualificada, investimentos contínuos em educação e políticas voltadas para a inovação e energia renovável”, completou Pessanha.
"A agenda foi uma oportunidade de apresentarmos ao embaixador as potencialidades do nosso Estado e as características culturais e naturais que são fundamentais nessa atratividade”, salientou o secretário Fabrício Noronha.