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Cartilha da Ouvidoria incentiva participação do cidadão na gestão pública de Aracruz

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Para ajudar no encaminhamento das demandas dos cidadãos junto à Prefeitura, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, e o vice-prefeito, Beto Vieira, juntamente com o controlador-geral, Luís Fernando, e servidores da Controladoria e da Ouvidoria Pública, colocam à disposição dos munícipes a “Cartilha da Ouvidoria”, que tem o objetivo de incentivar e facilitar a participação da população nos atos da gestão.

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A Ouvidoria é uma unidade da prefeitura que recebe as demandas dos cidadãos. É o canal direto de comunicação com a Administração, onde o munícipe pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre os serviços públicos prestados. 

 

A “Cartilha da Ouvidoria” oferece informações e orientações, que vão ajudar o cidadão a compreender o que é, o que faz e como trabalha a Ouvidoria Municipal, bem como os tipos de manifestações que o órgão recebe e os canais de comunicação.

O passo a passo de tratamento das demandas é explicado na Cartilha, que vai desde o recebimento da manifestação por meio de um dos canais da Ouvidoria até o retorno da resposta ao interessado. 

Segundo o controlador-geral, “ao ler essa publicação, o cidadão vai perceber que a Ouvidoria tem a missão de ser a sua ‘voz’, de trabalhar de forma independente e imparcial, sendo um instrumento por meio do qual todos podem sugerir mudanças que permitam o aperfeiçoamento das atividades da prefeitura”.

Para o prefeito os cidadãos podem apresentar manifestação sobre os serviços prestados pela Prefeitura por meio da Ouvidoria, e dessa forma contribuir para a melhoria dos trabalhos realizados pelas secretarias municipais.  “Nosso objetivo é aproximar o cidadão da gestão, para que ele participe e contribua com a melhoria dos resultados entregues, pois esse é o nosso compromisso com a cidade de Aracruz”, disse Dr. Coutinho.

Neste ano, a Ouvidoria recebeu, até 30 de setembro, 1.378 pedidos. Desse total, 1.250 já foram respondidas aos munícipes. Este número é mais que o dobro das demandas recebidas em todo ano de 2020, quando foram registradas 687 solicitações. Segundo a Ouvidora do Município, Regiane Da Vitória, o aumento significativo na participação do cidadão nos serviços da Ouvidoria demonstra a confiança conquistada pela gestão na resolutividade dos seus pedidos.

Confira AQUI a Cartilha da Ouvidoria.