Geral
Aracruz terá Estação Meteorológica
Na manhã desta segunda-feira (25), representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC) estiveram em Aracruz para estabelecer o local que será instalada a Estação Meteorológica. A princípio o equipamento será implantado no Parque de Exposições, localizado no bairro Planalto.
Leia também: Polícia prende suspeito de abusar sexualmente de enteado de 12 anos
Governo do Estado anuncia novo plano de carreira para professores
O prefeito Dr. Coutinho e o vice Beto Vieira, estiveram no local acompanhado dos secretários municipais de Habitação e Defesa Civil, Alessandro Lube e o de Agricultura, Mauro Demartha, os representantes da Cepdec, o Sargento BM Josué e o meteorologista, Bruce Pontes, além do Sargento Bombeiro Militar Pivovar e o Coordenador da Defesa Civil de Aracruz Daniel Rocha.
O equipamento coletará dados automáticos e precisos da temperatura, umidade, pressão, ponto de orvalho, radiação, precipitação, direção e velocidade do vento, assim, garantindo o monitoramento meteorológico de todo o município. Os dados serão disponibilizados de 15 em 15 minutos.
“A Estação Meteorológica que será instalada no município é automática e gera informações em poucos minutos. Esses dados servem para os registros e também, para comprovação de acontecimentos. A leitura feita pelo equipamento contribuirá com a elaboração e preparação para medidas protetivas contra desastres”, destaca o meteorologista Bruce Pontes.
Para o secretário Alessandro Lube, a instalação do equipamento é um avanço para o município. “A estação refletirá, de um ponto de vista meteorológico, os dados do município, apresentando informações com mais exatidão e representatividade para a leitura do clima e contribuindo com a tomada antecipada de decisões”.
Dr. Coutinho destacou a importância do município receber um equipamento tecnológico e com informações precisas. “Conforme tivermos um conjunto maior de dados coletados ao longo do tempo, mais informações precisas e importantes teremos para definir ações diante de situações de risco, além de auxiliar o nosso produtor rural no planejamento e controle dos processos de produção e colheita”.