Meio Ambiente
Aracruz recolhe mais de 40 toneladas de materiais recicláveis por mês
Ao todo 500 residências de Aracruz estão cadastradas no sistema de Coleta Seletiva do município. Por mês, em média, 45 toneladas de material, como plástico, papel, papelão, alumínio e vidro, passam pelo Centro de Triagem, no Polo Industrial. O serviço é realizado pela Associação Recicle Aracruz, por meio do programa Aracruz Sustentável, em parceria com a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) da Prefeitura de Aracruz.
Leia também: Economia Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em fevereiro
Qualificar ES: Governo abre 10 mil vagas para cursos de qualificação profissional on-line
Como fazer a coleta seletiva?
O primeiro passo é simples. A família precisa fazer a separação dos resíduos. Papel, plástico, metal, vidro, eletroeletrônico e eletrodomésticos (televisão velha, computadores, fogão, geladeira, ventilador), devem ser separados e colocados em um único recipiente, como saco plástico, por exemplo.
Como se cadastrar na coleta seletiva?
Para que os resíduos separados sejam destinados para reciclagem, a família deve se cadastrar no sistema de Coleta Seletiva. É só ligar para o número: (27) 9 9852-6333 ou 99741-8382, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.
Mas atenção: em algumas localidades a coleta é feita por catadores associados. Para se cadastrar, é necessário falar diretamente com os coletores dos distritos. Veja os lugares e contatos:
Biriricas e Santa Cruz: Fabíola (9 9636-1346)
Caieiras Velhas e Irajá: Juarez (9 9783-3860)
Jacupemba: Nelcinéia, conhecida como Lica (9 9803-0761)
Vila do Riacho: Paulo Carlos (9 9762-1767)
Barra do Sahy, Mar Azul, Putiri, Sauê e Praia dos Padres: Sérgio, conhecido como Gim (9 9622-8346),
Quando os materiais serão recolhidos?
Os caminhões fazem a coleta dos resíduos recicláveis nas residências cadastradas uma vez por semana. No caso dos distritos, é necessário verificar junto ao coletor o dia e horário que o material será recolhido em sua casa.