Saúde
Dia D da Campanha Nacional contra a Influenza acontece amanhã (17) em João Neiva
Amanhã (17) a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), realizará o dia D da Campanha Nacional contra a Influenza em todas as Unidades de Saúde do município.
Leia também: Aracruz avança no processo de compra das vacinas contra a COVID-19
Bandidos armados invadem residência em Aracruz, amarram idoso e fogem com objetos e carro da vítima
Criminoso efetuam disparos contra portão de residência em balneário de Fundão
Prefeitura de Aracruz realiza serviços de manilhamento no bairro Itaputera
Gasolina já tem novo preço e acumula alta de 43% em menos de 4 meses
EDP realiza mutirão de melhorias técnicas em Rio Bananal
A Campanha de vacinação teve início na terça-feira (13) e segue até 09 de julho. Nesta primeira fase estão sendo imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
Após o dia 19 será iniciada também a vacinação nos trabalhadores/profissionais de saúde. De segunda a sexta-feira a aplicação das doses são efetuadas na sala de vacinação, na Unidade do Gadiolli.
Veja abaixo cronograma dos horários do Dia D:
- Unidades do Centro e bairros adjacentes - 8 às 14h
- Unidades de Santo Afonso, Cavalinho e Acioli - 8 às 11 h
- Unidade de Barra do Triunfo - 8 às 10h
- Unidade de Demétrio Ribeiro - 10h30 às 12h30
Crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe têm contraindicação à imunização.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz Gasparini da Silva Lopes o objetivo da aplicação das doses é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população. “A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e tosse. Alguns casos podem apresentar complicações graves como pneumonia”.
Beatriz acrescenta que não é possível realizar a vacinação contra a Influenza e a Covid-19 com menos de 14 dias de intervalo entre elas. “Como o imunizante do novo coronavírus é novo e para não houver confusão se por acaso acontecer algum evento adverso pós-vacinal é importante que elas sejam aplicadas com esse espaço de tempo”.
Abaixo segue o cronograma com as datas de vacinação para os grupos prioritários:
- A partir de 13/04: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- A partir de 19/04: trabalhadores/profissionais de saúde
- A partir de 11/05: idosos com mais de 60 anos e professores
- A partir de 09/06: forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.