Policial
Presos suspeitos de assaltar ex-prefeito de Aracruz
Permanecem presos em Aracruz os dois homens acusados de assaltar o médico e ex-prefeito do Município, Ademar Coutinho Devens. O ex-prefeito foi uma entre várias vítimas que teriam sido assaltadas pelos primos Diego Ribeiro Nascimento, de 27 anos e Rodolpho Nascimento do Amaral, de 26, presos na manhã desta terça feira (22), em João Neiva.
Ademar Devens foi assaltado por volta das 15h, no sábado dia 12 de dezembro, quando chegava a uma propriedade localizada na região de Pó Preto, zona rural de Aracruz. O médico foi rendido por dois homens encapuzados e portando arma de fogo. Da vítima foi roubado um veículo Honda Civic de cor prata, que tinha em seu interior um ifone 5, quantia em dinheiro não informada e ferramentas, além de um cordão de ouro e os óculos do médico.
Para ganhar tempo, antes de fugirem os assaltantes amarraram o médico usando fita adesiva. O ex-prefeito disse à reportagem do Site Aracruz que está bem e que em momento algum os assaltantes usaram de violência física, apesar o terem deixado amarrado. Preferindo não dar muita ênfase ao ocorrido, Devens acrescentou que vem cumprindo normalmente seus compromissos. Na ocasião, o fato não foi divulgado pelo Site Aracruz para não atrapalhar as investigações que terminariam com a prisão dos suspeitos.
Na madrugada de domingo, dia 13, os ladrões usaram o carro da vítima para assaltar três postos de gasolina da região. Os alvos foram os postos Pedra Branca, Três Colunas e São Cristóvão. Dois localizados em Ibiraçu e um em João Neiva. Usando capuz, os bandidos roubaram um total aproximado de R$ 1500,00 nos três estabelecimentos.
Os dois suspeitos foram detidos na manhã desta terça feira (22) na residência localizada no Bairro Crubixá, para onde haviam acabado mudar. No local, a polícia apreendeu 1 Tv de plasma, 1 arma de fogo, munições, 1 compressor de água, 1 roçadeira elétrica, 1 furadeira automática, 2 notebooks, 1 Playstation (vídeo game), ferramentas, frascos de perfume, diversos celulares e vários objetos usados nos assaltos como 4 tocas ninja, duas facas, luvas, lanternas e fitas adesivas usadas para amarrar as vítimas, além de um abridor de coco feito em aço, que usavam para quebrar janelas. O carro do ex-prefeito e uma pick-up Fiat Strada já haviam sido recuperadas durante as investigações.
Segundo o titular da Delegacia Patrimonial – Depatri de Aracruz, delegado Leandro Sperandio, antes de alugar o imóvel no Crubixá, a dupla, que é natural de Aracruz, vinha morando em uma casa do Bairro Cohab 4 em João Neiva. Eles costumavam esconder os produtos de roubo em um terreno de mata, mas com a mudança levaram todo o material para a nova casa, momento que polícia achou ideal para apreender as provas criminais.
Durante as investigações, a polícia descobriu que Diego e Rodolpho já respondiam a processo pelo homicídio do sindicalista Edson José dos Santos, assassinado em Conceição da Barra em julho de 2010. De acordo com Sperandio, a dupla foi solta devido à demora do julgamento.
Outras vítimas de assalto:
Para a polícia, a primeira ação da dupla na região ocorreu no dia 27 de novembro 2015. Na ocasião, por volta das 16h, assaltaram a residência do pedreiro Jarbas Banhos, localizada também na região de Pau Preto. Lá teriam roubado uma pick-up Fiat Strada de cor branca e vários objetos da residência. Na ocasião o proprietário foi amarrado com fita adesiva e deixado trancado em um dos quartos do imóvel. A vítima conseguiu livrar-se das fitas quando os ladrões já haviam fugido.
No dia 18 de dezembro, a vítima foi o empresário Ervã Testa que chegou a ser alvejado com um tiro de raspão no lado direito da cabeça e outro na costela onde o projétil ficou alojado. Tudo ocorreu quando a vítima chegava à residência. Na ocasião, o empresário foi socorrido por um sobrinho para o Hospital São Camilo. Já os criminosos seguiram para a casa de um funcionário da Caixa, conhecido como Fabinho da Caixa. A casa foi arrombada e vários objetos foram furtados. Não havia ninguém na residência.
O delegado Leandro Sperandio parabenizou sua equipe da Delegacia Patrimonial formada pelos policiais Adilson Aleixo, João Delaia, Laercio e Valdemar pelo resultado dos trabalhos e disse contar cada vez mais com o apoio da comunidade na busca pela redução de crimes em Aracruz. Sperandio pede a outras possíveis vítimas da dupla que compareçam à Delegacia de Aracruz.