Saúde
SAMU é entregue oficialmente em Aracruz
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já está funcionando em Aracruz. A entrega oficial aconteceu essa semana com a presença do prefeito Dr. Coutinho, do vice-prefeito Beto Vieira, da secretária de Saúde, Bernadete Xavier e vereadores. As três ambulâncias vão funcionar em suas bases na UPA Vila Rica com uma UTI Móvel, em Coqueiral e Jacupemba com ambulâncias básicas.
Leia também: Curado da Covid -19, Diego retorna às atividades presenciais na Prefeitura de Ibiraçu
Aracruz é considerada a 7ª melhor cidade para se investir no setor industrial no Brasil
Quarentena no Estado não vai mudar tratamento do câncer
Bernadete Xavier, secretária de Saúde ressaltou que entende que a qualidade do primeiro atendimento e a agilidade dos profissionais são pontos que interferem diretamente nas chances de sobrevivência dos pacientes. “A base de atendimento do Samu será muito bem aproveitada em nosso município, garantindo um atendimento de qualidade e com mais agilidade para a população”.
O SAMU tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência de forma a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de atendimento precoce. A vinda do serviço para o município ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência.
O prefeito Dr. Coutinho explicou que Aracruz tem distritos distantes da sede e em determinados horários, o trânsito ainda é desafiador. “Para chegar o quanto antes aos locais dos acidentes e das ocorrências, precisamos trabalhar de forma assertiva para que o nosso tempo de resposta esteja cada vez mais próximo do ideal. Ao distribuir as ambulâncias nas regiões da cidade, buscamos garantir que a assistência aconteça de forma rápida e para todos”.
SAMU - Disque: 192
O atendimento do SAMU em Aracruz pode ser acionado através do telefone 192. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.