Policial

Subcomandante da PM de João Neiva é destaque no Dia Internacional da Mulher

Postada em:

Neste Dia Internacional da Mulher o Site Aracruz homenageia todas as mulheres na pessoa da 2ª Tenente Carla Silvana Leite do Nascimento, subcomandante da 2ª Cia da Polícia Militar de João Neiva, onde é muito respeitada por autoridades e por toda a comunidade, principalmente pela forma atenciosa e eficiente como ajuda a combater a criminalidade no no município.

Leia também: Acidente com ônibus de Aracruz deixa dois mortos em MG

Atualmente a policial auxilia o comando na administração de cerca de 60 policiais militares lotados na 2ª Cia, que responde pelos municípios de João Neiva, Ibiraçu e Fundão, além do Distrito de jacupemba, em Aracruz. No dia a dia, a tenente participa de decisões administrativas e operacionais com a anuência do Comandante da Cia, o capitão Osmar Vicente Junior. Engana-se, no entanto, quem pensa que a tenente se limita aos trabalhos administrativos. A subcomandante também participa de operações com a tropa e tem papel importantíssimo na manutenção da ordem no município.

Com muito profissionalismo, a policial desfruta de prestígio junto ao seu comandante imediato.

“A Tenente Silvana acumula todas as qualidades que um agente da Segurança Pública requer: dedicação, profissionalismo, camaradagem e competência. Desde que fui lotado na 2ª Cia para trabalhar com a referida Oficial, sempre obtive excelentes comentários acerca do seu trabalho policial na localidade, bem como em relação à atuação junto aos cidadãos de João Neiva, estando fardada ou não. Atuante também como instrutora do PROERD, nos auxilia a levar para as escolas a importância da obediência às leis e o desvio do caminho das drogas, prestando grande serviço aos 3 municípios e distritos que compõem a nossa Cia. Posso afirmar que é uma policial excepcional e uma mulher admirável por todos que a conhecem”, elogiou o capitão Osmar, Comandante da 3ª Cia.

Em entrevista ao Site Aracruz, a tenente Silvana disse que sonhava com uma carreira policial desde que concluiu seu ensino médio. Agora são 27 anos realizando seu sonho.
 

Sobre o fato de ser mulher e liderar dezenas de homens, a policial respondeu que é uma missão que precisa administrar com sabedoria, pois, sob a responsabilidade dos policiais recaem as vidas dos cidadãos.
 

“Eles (os policiais) compreendem a responsabilidade e nos auxiliam da melhor forma possível. Com o tempo fomos demonstrando nosso caráter e ganhando nosso valor dentro de uma área dominada por homens. Mas hoje necessitamos de equilíbrio em todas as áreas profissionais e é muito importante homens e mulheres trabalhando unidos para melhor servir à comunidade”, acrescentou.
 

Perguntada se já foi tratada com diferença no trabalho, seja pela corporação ou pela comunidade, pelo fato de ser mulher, afirmou:

“Eu particularmente nunca tive problemas, a única coisa que pesa é a questão da força, entretanto se verificar que é necessário pedir apoio, não vejo problema em fazê-lo. Admiro todas as mulheres que com caráter lutam no dia a dia e superam suas dificuldades. As mulheres estão a cada dia conquistando seu espaço e sobressaem aquelas que não têm dúvidas do que desejam, seja na área profissional ou pessoal. Se tiver determinação já é um grande passo para que se obtenha êxito.

Natural de Cariacica, na Grande Vitória, a tenente ingressou na PM em 1994, após ser aprovada em um concurso para sargento. Foram 6 anos de serviços prestados na 3ª Cia, naquele município, até ser transferida em 1999 para o 5º Batalhão.
 

Na unidade sediada em Aracruz a tenente Silvana foi CPU, supervisora de área, atuou no Serviço Reservado e foi comandante do Departamento de Polícia Militar de Ibiraçu.

Gostaria de Agradecer ao Cel Claudio, ao meu comandante direto, Cap Osmar, e a todos que confiam no meu trabalho, finalizou a policial.