Coronavírus

Prefeitura de João Neiva finaliza vacinação nos idosos de 80 a 84 anos

Postada em:

Ontem (01) a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), finalizou a vacinação com a primeira dose contra a Covid-19 nos idosos de 80 a 84 anos. A última localidade a ser atendida do referido grupo foi a de Rio Lampê, onde a ação foi executada nas residências devido à distância, oferecendo assim mais conforto aos idosos.

Leia também: Aracruz - Motoboys e Ubers prometem protesto nesta terça contra novo aumento dos combustíveis

As imunizações para essa classe começaram na última sexta-feira (26) nas Unidades de Saúde e em pontos estratégicos, procurando não gerar aglomeração. “Este grupo possui 254 idosos cadastrados na atenção básica, porém, vacinamos 244 idosos, porque nem todos quiseram receber a dose”, informa o secretário da Semsa Dirceu Antônio Gripa.

O Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, ressalta o empenho dos servidores na vacinação. “Estamos trabalhando com muita agilidade, procurando atender o máximo de pessoas o mais rápido possível. Os imunizantes possuem uma rotatividade muito rápida. Assim que chegam saem para que as pessoas recebam as doses”.

Em relação aos idosos acima de 85 anos, todos já foram vacinados com a primeira dose, que foi aplicada nas próprias residências. “Também neste grupo algumas pessoas não aceitaram o imunizante. Ainda falta a aplicação da segunda dose”, explica o secretário.

A Semsa também está aplicando a segunda dose nos trabalhadores da saúde nas salas de vacinas, mediante agendamento, de 7 às 16h30. Até o momento já foram vacinados 254 trabalhadores da saúde com a primeira dose e 197 com a segunda dose.

A secretaria acrescenta, que de acordo com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, os próximos grupos a receberem o imunizante serão os idosos de 75 a 79 anos; trabalhadores da saúde nas categorias alunos residentes, auxiliares de farmácia, veterinários, professores de educação física, cuidadoras e administrativos. “Estamos esperançosos com a chegada de mais doses neste mês março, para que assim possamos realizar a vacinação dos nossos munícipes”, salienta o secretário.

A aposentada e imunizada Vilma Ângela da Ross comenta ter muita esperança e confiança na vacina. “Graças a Deus eu não peguei o vírus. Estou muito alegre e feliz. A gente estava esperando ansiosamente por isso”.

A secretaria reforça a importância de continuar com as medidas de prevenção ao novo coronavírus, mesmo para quem já foi imunizado. É necessário sempre realizar a higienização das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social para que possamos reduzir os riscos de proliferação da Covid-19.

As doses aplicadas são da Coronavac e Astrazeneca.