Policial
Justiça Eleitoral, Ministério Público e Polícia Civil combatem fake news em João Neiva
Diante da proximidade das eleições e após registros de boletins de ocorrência, a Polícia Civil de João Neiva passou a monitorar as redes sociais de pessoas que acreditam se valer do anonimato para a difusão de postagens difamatórias a candidatos que concorrem nas eleições do município.
A reportagem do Site Aracruz apurou que na rede social (Facebook) alguns perfis falsos foram criados. Pelo aplicativo Whatsapp, alguns números de outros estados estão sendo usados para a disseminação de notícias cujo objetivo é difamar candidatos a prefeito.
Através de investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar um suposto autor de fake News e, cumprindo Mandado de Busca e Apreensão, recolheu, na tarde desta sexta-feira (13), aparelhos eletrônicos que estariam sendo usados na propagação de notícias falsas.
O suspeito foi interrogado e, diante das provas levantadas pela polícia, confessou o delito. O nome e mesmo o sexo do indivíduo não foram divulgados para não atrapalhar a sequência das investigações.
Em contato com o delegado Leandro Sperandio, que chefia a delegacia de João Neiva, fomos informados que a vigilância das redes sociais continuará ocorrendo até o encerramento das eleições.
“A festa das eleições precisa ocorrer de forma legal e limpa. Criar ou compartilhar fake News é crime, e as consequências vão além do encerramento das eleições”, concluiu Sperandio.
As eleições para a escolha de novos prefeitos, vices e vereadores de todos os municípios do Brasil ocorrem deste domingo.
O Site Aracruz fará cobertura total em Aracruz, com notícias também João Neiva e outros municípios da região. Para não perder as notícias, curta a página do site no Facebook.