Cultura
Pesquisa vai medir impactos da Covid-19 nos setores culturais e criativos no Brasil
A partir de uma articulação que reúne pesquisadores, sociedade civil e instituições parceiras, incluindo a Secretaria da Cultura (Secult), foi lançado, no último dia 10 de junho, a ‘Pesquisa de Percepção do Impacto do Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil’. A ideia é coletar informações com o máximo possível de pessoas e instituições, que atuem das mais diversas formas nos setores culturais e criativos em todo o território brasileiro.
Em uma iniciativa proposta em conjunto pelo Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, a pesquisa tem chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está sendo realizada em parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas; Secretaria de Cultura do Estado do Bahia; Secretaria de Estado de Cultura do Pará; Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná; Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco; Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Estado de Sergipe, Universidade de São Paulo (USP) e Sesc.
Artistas, técnicos, trabalhadores criativos, empresários do ramo da cultura, membros de grupos tradicionais e outros fazedores de cultura podem responder ao questionário disponível AQUI.
Essas respostas vão ajudar a identificar e divulgar os desafios causados pela pandemia no setor cultural.
Boletins com resultados parciais serão divulgados periodicamente para subsidiar com informações uma gama de agentes culturais em níveis nacional e internacional. A equipe técnica, composta por pesquisadores com experiência internacional que atuam em setores distintos das indústrias culturais e criativas, vai coletar e tratar os dados para que eles sejam úteis à realidade do País como um todo, levando em consideração as especificidades de cada Estado.