Economia
População de Aracruz pode ter de pagar vários pedágios dentro do Município
Se locomover dentro do Município de Aracruz poderá ficar muito caro em um futuro breve. Para trafegar de um Distrito para outro ou entre os Distritos e a Sede, o cidadão que já vem sofrendo com a crise econômica, que por sua vez tem entre os reflexos a inflação alta, desemprego, aumento dos combustíveis, energia e o conseqüente e drástico aumento nas despesas do mês, poderá ver as coisas ficarem ainda piores. A contribuição dessa vez será do Governo do Estado, que pode impor ao cidadão de Aracruz não um, mas vários pedágios para locomoção dentro do Município.
Pelo menos é o que mostra uma matéria publicada pela Gazeta, nesta quarta feira, sobre um estudo de concessão de vias para a iniciativa privada, que começou no último mês de setembro e foi conduzido por uma equipe técnica do próprio Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES)
O estudo dividiu a o Polo Aracruz em regiões e abre possibilidade para cobrança de pedágios em trechos como na relação a seguir, que inclui Manguinhos, Nova Almeida e Praia Grande no Polo Aracruz por afetar diretamente a população do Município que muito utiliza a Rodovia ES 010 para ir a Vitória.
Polo Aracruz – 229 Km
ES 115 – Manguinho a Nova Almeida (ES 264)
ES 115 – Nova Almeida a Santa Cruz
ES 010 – Santa Cruz a Vila do Riacho
ES 010 – Vila do Riacho a ES 440
ES 445 – Vila do Riacho a BR 101
ES 257 – Ibiraçu a Aracruz
ES 257 – Aracruz a Portocel
ES 124 – Aracruz até Guaraná
ES 456 – Aracruz a Coqueiral
ES 124 – Aracruz a Santa Rosa
ES 124 – Santa Rosa até o Contorno de Nova Almeida
ES 124 – Contorno de Nova Almeida a Praia Grande
O Governo ainda não informou quando essas cobranças devem começar a ocorrer, mas de acordo com o diretor-geral do DER-ES, Halpher Luigi, as formas de concessão e cobrança serão definidas até junho de 2016. Nesse período, empresas poderão realizar estudos de viabilidade econômica e apresentar modelos de cobrança.
“Essa viabilidade é mensurada quando comprovam que o valor a ser cobrado é menor que o benefício que poderá ser oferecido para os usuários das vias”, afirma Luigi.
Além de Aracruz, a cobrança de pedágio em Rodovias estaduais deve afetar moradores de outros nove Municípios.
O primeiro Pólo a ser oferecido no mercado será o de Colatina.