Saúde
Prefeitura reúne lideranças política, empresariais e religiosas para fortalecer esforços contra coro
Com o objetivo de informar, mobilizar e fortalecer as ações de prevenção contra o coronavírus, a Prefeitura Municipal de Aracruz reuniu empresários, vereadores e lideranças religiosas na tarde desta terça-feira (17/03), no auditório da Imetame Metalmecânica. Esta semana, o prefeito Jones Cavaglieri decretou situação de emergência em saúde pública no município diante do grande risco de contaminação em decorrência da pandemia.
Leia também: Polícia Civil de João Neiva recupera veículo após golpe aplicado em moradora da cidade
Câmara de Ibiraçu adota medida contra coronavírus e esvazia sessão polêmica
Há 40 dias, a administração municipal através da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde vem observando e desenvolvendo estudos para entender a situação e adotar as medidas necessárias para proteção da população. Uma das ações imediatas foi comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a delicada vulnerabilidade da cidade à pandemia pois o município é rota e importante polo de passagem, abriga comunidades indígenas e possui áreas portuárias. A antecipação das precauções tomadas pela prefeitura possibilitou, por exemplo, a liberação de recursos financeiros para a compra de materiais para a realização de exames e de equipamentos para aumentar a capacidade de atendimento dos casos.
Durante a reunião, os participantes acompanharam os relatos sobre toda a trajetória das ações adotadas pela prefeitura até o decreto de emergência. O documento assinado na segunda-feira (16/03) autorizou medidas como a suspensão das aulas nas escolas por 14 dias; a suspensão de todos os eventos de massa governamentais, esportivos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos com concentração próxima de pessoas, além da possibilidade de realização compulsória de exames e tratamentos. Acesse o decreto (link para o decreto).
De acordo com as autoridades governamentais locais, o compartilhamento de informações corretas e precisas através da união de esforços entre os diferentes segmentos da sociedade é de extrema importância. “Queremos pedir a colaboração de todos para que possamos enfrentar esta situação que não recua pra ninguém. É o momento de nos unirmos para enfrentarmos os problemas”, destacou o prefeito Jones Cavaglieri.
A secretária municipal de Saúde Clenir Sani Avanza esclareceu os principais pontos em torno da gravidade da situação. “O vírus tem duas características que causam um risco muito grande à população mundial: a capacidade de contaminação é imensa e a grande velocidade com que ele é disseminado. O que está causando a morte não é a alta letalidade do vírus. É o fato de não haver no mundo equipamentos de saúde para atender a todas as pessoas infectadas”, explica.
Segundo a gestora, a transmissão é comunitária, de pessoa pra pessoa, e dependendo da imunidade do indivíduo, o vírus pode se manifestar como uma gripe leve e insignificante, no entanto, esta mesma pessoa pode contaminar muitas outras que têm imunidade baixíssima, podendo levá-las à morte. As medidas e orientações repassadas pela prefeitura têm como meta garantir o bloqueio e o cuidado assistencial de modo a diminuir os impactos da contaminação. A administração municipal lançou um canal para esclarecer dúvidas sobre a situação de emergência. Basta ligar para o (27) 9 9582-7200 para falar com um profissional de saúde.
Para o pastor José Alberto, representante da Comunidade Betel, a reunião foi necessária e proveitosa e o ajudou a esclarecer dúvidas sobre como a entidade pode contribuir com a prevenção do coronavírus. “Com este posicionamento do Executivo, temos agora respaldo para tomar as devidas decisões. Costumamos realizar reuniões semanais em células, nas casas, juntando cerca de 30 pessoas por encontro, além dos cultos às quartas e domingos, nas igrejas, reunindo em torno de 300 a 400 pessoas. Vamos cancelar as reuniões presenciais e os cultos serão online durante este período de emergência”, informa o pastor.
A prefeitura pediu a solidariedade e a colaboração de todos os participantes para que divulguem as precauções nas redes sociais das empresas e entidades a fim de ampliar e fortalecer os cuidados. “Nossa primeira preocupação é com a vida. Contamos com a colaboração da Câmara, dos empresários, das lideranças religiosas, de todos os segmentos da sociedade para que possamos fazer com que a nossa comunidade entenda que cada um precisa se cuidar. Porque se eu não cuidar de mim, posso contaminar o meu irmão, o meu filho, a minha esposa. Se cada um pensar desta forma, com certeza, o impacto será menor”, alertou o prefeito Jones Cavaglieri.