Saúde
Centro de Hemodiálise de Aracruz deve iniciar atendimento na próxima segunda-feira (27)
A prefeitura de Aracruz apresentou hoje à imprensa o Centro de Hemodiálise — CH do município, que a partir da próxima segunda-feira (27) passará a dar assistência permanente e ininterrupta a portadores de Doenças Renais Crônicas e Doenças Renais Agudas.
Participaram da apresentação o prefeito Jones Cavaglieri, a secretária municipal de Saúde - Clenir Avanza, Eduardo Soares - Superintendente do Hospital São Camilo (E) e o Diretor Assistencial do CH, Ubaldo Júnior (D).
Instalado na Unidade de Saúde de Guaxindiba, o Centro de Hemodiálise de Aracruz conta com 15 equipamentos onde os pacientes farão o procedimento, além de uma sala de urgência e emergência, banheiros, sala de repouso e sala de osmose, considerada o pulmão do CH.
A unidade beneficiará especialmente pacientes de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva, que hoje precisam se deslocar para municípios como Vitória, Colatina e Linhares para receberem tratamento com sessões que duram 4 horas por dia, 3 vezes por semana. A sessão consiste principalmente na filtragem do sangue do paciente cujos rins já não apresentam bom funcionamento.
O CH funcionará de segunda a sábado, inclusive feriados, em regime de rotina, e aos domingos em casos de atendimento de quadro agudo. Serão atendidos 45 pacientes por dia, divididos em três turnos.
O prefeito afirmou que a entrega do Centro de Hemodiálise equipado é um sonho realizado.
“A gente fica muito feliz de saber que está entregando uma obra moderna e de qualidade, aonde vamos poder atender com dignidade as famílias de pessoas que utilizam esse serviço. Queremos minimizar esse sofrimento, e só de tirá-los da estrada e poupá-los de um deslocamento médio de duas horas já faz uma grande diferença. Essa talvez seja a grande motivação de tudo que fizemos para entregar essa obra” afirmou Jones.
De acordo com a secretária de saúde, o Centro de Hemodiálise de Aracruz é o primeiro do Brasil totalmente construído com recursos próprios de uma prefeitura.
“O que temos no Brasil são as chamadas Parcerias Público Privadas – PPP em que o município sede o terreno e a PPP realiza a obra, como são os modelos de João Pessoa-PB e de Baurú-SP”, disse a secretária.
Com o valor total de mais de R$ 3 milhões, incluindo equipamentos, o Centro de Hemodiálise terá gestão tripartite, cabendo à Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde o custeio dos procedimentos. A responsabilidade da execução da gestão assistencial será do Hospital e Maternidade São Camilo. À prefeitura de Aracruz, através da Secretaria Municipal de saúde, caberá a responsabilidade da fiscalização, controle e auditoria. A associação Vidas e o Rotary Clube atuarão como parceiros do CH, que tem como agregados os municípios de Fundão, Ibiraçu e João Neiva
Atualmente um total de 87 pessoas dos quatro municípios realizam tratamento em outras cidades. Sendo 64 de Aracruz, 13 de João Neiva, 05 de Fundão e 05 de Ibiraçu.
As longas sessões, somadas ao tempo de deslocamento e à espera por outros pacientes para voltarem juntos em veículos das prefeituras, significa um dia inteiro longe de casa. Agora com o Centro de Hemodiálise de Aracruz, os pacientes terão amenizado esse sofrimento.
De acordo com o Colégio Brasileiro de Nefrologia, a Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano no mundo.