Trânsito
Carreteiros cortam atalhos por Ibiraçu, Aracruz e Fundão para driblar fiscalização da PRF
Na foto, carreta com granito a menos de 1km da ponte entre Praia Grande e Noval Almeida. Mais à frente, essa carga também passaria sobre a "fragil" ponte de Jacaraípe (Serra)
Por Josimar Silva
O perigo do transporte irregular de cargas, que já causou várias mortes no trecho da BR 101 que corta o Espírito Santo, tem se aproximado cada vez mais de comunidades distantes da rodovia federal. O fato tem sido observado com frequência nos municípios de Ibiraçu, Aracruz, Fundão e em um trecho de Serra.
Motoristas de várias carretas com peso acima do permitido cortam atalhos com o único objetivo de driblar a Polícia Federal. Com isso, utilizam estradas municipais e estaduais construídas para suportar pesos muito inferiores aos transportados pelas referidas carretas. Pontes da região também correm risco de serem danificadas ou até destruídas. Isso sem contar o perigo a que ficam expostos motoristas de automóveis e moradores dessas regiões.
Em Ibiraçu, uma Lei de 2017 proíbe a passagem, pelas estradas municipais, de veículos com peso acima de 45 toneladas. Além de evitar o perigo de acidentes, a lei visa preservar as estradas do município.
Foto: Otavio Maioli
Autor da Lei, o vereador Otávio Maioli (PT) flagrou e acompanhou carretas transportando blocos de granito pelas Rodovias ES-257, Stelamares Carlos Zatta e Luis Pinto Ribeiro.
Maioli constatou que as carretas entram pela Rod. ES 257, que liga a Aracruz e, próximo ao viaduto ferroviário, pegam a via alternativa. De lá, passam por Pedro Palácios e saem em Santa Rosa, Aracruz. Assim evitam a abordagem no posto da Polícia Rodoviária Federal de Serra.
“Desde a aprovação da Lei, a Prefeitura de Ibiraçu ainda não buscou apoio da Polícia Militar para impedir a passagem dessas cargas irregulares pelas estradas municipais. Enquanto isso não for feito, esse perigo continuará trafegando por nossas estradas”, diz o vereador.
Em Aracruz a reclamação parte de Paulo Sergio Pimentel, presidente do Sindicato Patronal dos Produtores Rurais de Aracruz. De acordo com o produtor, ele luta há anos para resolver o problema, principalmente pelo risco que essas carretas oferecem à população local e pelos danos materiais que estariam causando na região.
“Em Santa Rosa essas carretas danificam o calçamento das ruas e até residências. Há menos de um mês uma carreta que transportava blocos de granito ficou atolada e atravessada na estrada. Nenhum veículo pôde passar” denuncia Pimentel.
O produtor rural também afirma que muitas vezes passam de dez a quinze carretas, que sobem pelo Bairro Bela Vista, normalmente a partir das 22h. Pimentel já teria, inclusive, acionado o Ministério Público para tentar resolver o problema.
“Há cerca de dois anos, depois que acionamos o Ministério Público, a polícia realizou fiscalizações, multou vários veículos e por um período isso inibiu a passagem dessas cargas irregulares, mas atualmente não há mais fiscalização. Esses veículos podem transportar até 29 toneladas, mas transportam até 60 toneladas”, reclamou o produtor rural.
Em Fundão, o presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública, Paulo Martins, mostra grande preocupação com a Ponte Flodoaldo Borges Miguel, que liga Praia Grande (Fundão) a Nova Almeida, no Município de Serra.
Placa sinaliza o peso máximo permiido na ponte Flodoaldo Borges Miguel
“Além de danificarem as rodovias, esses veículos de carga colocam em risco a estrutura da ponte que, de acordo com a sinalização do DER, tem capacidade máxima para 23 toneladas e está sendo submetida a pesos muito maiores. Por aqui passam caçambas de areia oriundas de Vila do Riacho (Aracruz), que pesam umas 40 toneladas. As carretas de transporte de granito chegam a carregar três blocos, o que pode representar mais de 80 toneladas. Se um dia essa ponte for interditada precisaremos dar a volta por Fundão/Sede para chegarmos a Vitória, aumentando a viajem em mais de 40 quilômetros”, afirmou Martins.
A Polícia Militar afirma que não fiscaliza o peso das cargas porque não existe nas estradas da região sinalização que proíba o transporte de cargas pesadas. Já o DER afirma que já está providenciando a instalação das placas. Veja mais detalhes a seguir.
O outro lado:
Prefeitura de Ibiraçu:
Procurada por nossa reportagem, a prefeitura de Ibiraçu não respondeu sobre sua suposta falta de iniciativa apontada pelo vereador.
5º Batalhão da Polícia Militar:
A Polícia Militar respondeu que somente no último semestre foram realizadas 25 operações nas rodovias estaduais de sua circunscrição, com foco nos veículos de transporte de cargas pesadas. Ressaltou que desde 22 de junho de 2017, quando uma carreta irregular que transportava granito com peso acima do permitido causou a morte de 23 pessoas em Guarapari, a Polícia Rodoviária Federal intensificou as fiscalizações na BR 101. Dessa forma, muitos motoristas teriam passado a buscar rotas alternativas para fugir da polícia.
Ainda segundo o comando, diante de tais circunstâncias o 5º Batalhão teria realizado diversas operações nas Rodovias ES - 257 ( Aracruz X Barra do Sahy), Rod.ES 010 ( Praia Grande X Vila do Riacho) Rod.ES 124 (Aracruz X Guaraná) e Rod. ES 456 ( Aracruz X Coqueiral).
A Polícia Militar acrescenta que ainda não havia recebido qualquer tipo de denúncia ou informação acerca do tráfego de carretas de granito conforme narrativa apresentada pelo Site Aracruz, e que após tomar conhecimento dos fatos já está elaborando operações a serem desenvolvidas na região, com o intuito de flagrar irregularidades no transporte de rochas.
A PM esclarece, no entanto, que Departamento de Estradas de Rodagem – DER, órgão responsável pelas rodovias estaduais, autorizou, a partir de 31 de julho de 2018, o tráfego de veículos pesados na Rod. ES-257 (Ibiraçu x Aracruz), invalidando a instrução de serviço Nº 004 de 27 de janeiro de 2010 que regulamentava a proibição, como por exemplo, de carretas de eucalipto acima de 30 toneladas.
“Diante dos fatos, como não há proibição e também não há sinalização que proíba o trafego de veículos pesados, o 5º BPM realiza a fiscalização na tentativa de coibir outras irregularidades.”
DER-ES
Em nota enviada ao Site Aracruz, o DER respondeu:
"O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) informa que a reabilitação da rodovia ES 257, entre o entroncamento com a BR 101 e Aracruz, possibilitou que a tonelagem pudesse ser reavaliada e subisse a capacidade de carga. Uma equipe do órgão está providenciando a instalação das placas indicativas de peso que é de 45 toneladas. Entretanto, a instrução de serviço citada na demanda é exclusivamente para esse trecho acima, não se estendendo para as demais rodovias que cortam o município, incluindo a Ponte Flodoaldo Borges Miguel, ligando Praia Grande até Nova Almeida, que permanece com a limitação de 23 toneladas."
O DER não informou o prazo para que as referidas rodovias estejam devidamente sinalizadas