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Jones recebe imprensa para falar sobre melhorias no transporte público e mobilidade urbana e Aracruz
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, recebeu a imprensa nesta quarta-feira (08) para falar sobre mobilidade urbana e melhorias no transporte público do município.
Na sala de reuniões de seu gabinete, o prefeito respondeu a várias perguntas juntamente com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) Paulo Neres.
Jones apresentou uma relação de dez itens que estão sendo estudados visando melhorias na mobilidade do município. O prefeito falou também sobre um projeto que pode permitir o subsídio das passagens de ônibus e possibilitar uma redução das tarifas distritais até a Sede para até R$ 5,00.
Dos estudos apresentados, um dos pontos bem adiantados é com relação ao estacionamento rotativo, que deve ser implantado no prazo aproximado de 90 dias.
“As pessoas vão poder estacionar, mas com tempo limitado. O rotativo vai melhorar as condições para o comércio. Hoje se você chega (a um estabelecimento) e não acha estacionamento, você vai para outro lugar, afirmou Jones.”
“O rotativo traz vários benefícios para a cidade, inclusive recursos financeiros. Vai ser bom para o comércio e com certeza vai atrair pessoas de cidades vizinhas para comprar aqui, acrescentou Paulo Neres.
Outra questão em estudo é a municipalização do trânsito, que exigirá a criação de uma guarda municipal e necessitará de um prazo maior para que efetivamente o município seja o responsável pela gestão do trânsito.
Transporte Público
Passagens:
O tema mais abordado foi com relação aos problemas do transporte público, que geraram manifestações há alguns dias. Sobre os valores das passagens, que subiram 8,73%, Neres afirmou que a recomposição poderia ter sido 9,34% se fossem considerados os índices de valores para gastos com combustíveis, pneus, salários de funcionários e outros fatores.
“A recomposição nã foi maior porque o prefeito pediu esforços para que a diferença fosse a menor possível. Então se chegou a 8,73% em vez de 9,34%”, disse Neres.
O secretário também explicou que o calculo dos valores das passagens leva em conta o número de passageiros, por isso não se pode comparar os valores das linhas urbanas de Aracruz com os praticados na grande Vitória, por exemplo, onde os ônibus estão sempre com bom número de passageiros.
Qualidade do Transporte:
“Estamos atrelados a regras anteriores”. Essa foi a justificativa de Paulo Neres para explicar a dificuldade de resolver algumas questões como superlotação.
O secretário lembrou que as regras em vigor no transporte público municipal foram pensadas por outra administração e que a atual gestão não pode mudá-las sem que as empresas concordem, já que existem contratos. Como exemplo de questões que não podem ser modificadas, Neres citou o número de carros e o número permitido de pessoas por metro quadrado.
“Se alguém reclama sobre superlotação em um ônibus, a fiscalização vai verificar e constata que o limite de pessoas por metro quadrado respeita o contrato”, afirmou.
De acordo com o secretário, o contrato permite até seis pessoas por m².
Apesar das dificuldades contratuais, a prefeitura vem tentando atender às solicitações das comunidades para que sejam colocados mais carros nos horários de pico. Após reuniões a prefeitura conseguiu que a empresa colocasse carros extras para atender às comunidades de Coqueiral, Irajá e Caieiras. Outras negociações estão em andamento.
“Temos feito grande esforços para que possamos fazer de Aracruz uma cidade que tenha segurança, conforto e tranquilidade para ir e vir, seja no seu veículo ou de ônibus. Todos esses estudos que elencamos aqui são em função dessa melhoria que queremos dar á população de Aracruz”, finalizou o prefeito.
Veja o que foi informado sobre cada item em estudo:
1 - Estacionamento Rotativo:
Deve ser implantado em pouco mais de 90 dias. Está em fase final para encaminhamento e abertura de licitação.
2- Implantação de Bilhetagem Eletrônica
Está em fase final de implantação. Possibilitará, por exemplo, que um passageiro embarque na localidade de Rio Preto com destino à Sede do município, faça o trajeto em duas etapas. Ele poderá desembarcar no meio do trajeto por algum motivo e, em um período de até duas horas depois, embarcar novamente e seguir até a Sede sem precisar pagar outra passagem.
3 - Implantação de Terminal na orla:
Faz parte do estudo a implantação de 1 ou 2 Terminais, que poderiam ser construídos em Coqueiral e Barra do Sahy. A implantação poderá possibilitar que o usuário faça baldeação (trocar de ônibus) pagando apenas uma passagem.
4- Redução da tarifa distrital:
O executivo encaminhou projeto pedindo autorização ao legislativo para que, dentro de suas possibilidades, possa subsidiar passagens. Com um subsídio anual de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), seria possível reduzir para R$ 5,00 (cinco reais) o valor da tarifa distrital até a Sede do município. Outra possibilidade é conseguir que o Governo do Estado subsidie 50 mil acentos para estudantes. Mais informações no Item 10.
5 - Transporte Seletivo:
Em estudo
6 – Municipalizações do Trânsito:
Transfere da Polícia Militara para o Município a responsabilidade pela gestão do trânsito. Os Valores arrecadados através de multas ficam para o Município. A implantação depende de recursos financeiros.
7 – Guarda Municipal:
Leva mais tempo para ser implantada e seria muito importante no controle do trânsito municipalizado. Para o momento, a prefeitura deve abrir concurso público para contratação de 05 agentes de trânsito que irão ajudar a orientar motoristas e fiscalizar o trânsito após a municipalização.
8 – Revisões do contrato de concessão do transporte público:
O executivo vai consultar o Ministério Público para saber o que pode ser feito para garantir um transporte público de qualidade á população
9 – Análise para inclusão de novas linhas, especialmente para atender a população nos horários de pico:
Conversas com a empresa já foram iniciadas e já houve avanço na colocação de carros extras para atender as comunidades de Coqueiral, Irajá e Caieiras
10 – Análise junto ao Governo do Estado para o repasse integral do passe escolar:
O Município de Aracruz negocia para que Governo do Estado subsidie 50 mil acentos para estudantes. Atualmente o Governo compra 50 mil acentos, mas só libera 25 mil acentos. Os recursos não utilizados precisam ser devolvidos pelo Município. Se o Governo do Estado liberar os 100% dos acentos, ou seja, R$ 2.549.000 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil reais), a diferença poderá ser usada para reduzir o valor das tarifas distritais para todos os usuários. Caso o Governo do Estado concorde com a solicitação do Município, não haverá necessidade de aprovação da Câmara Municipal, informou Jones Cavaglieri.