Geral
População de Aracruz interdita vias em protesto contra o aumento das passagens
Veja o que dia a nota da Prefeitura
Populares interditam vias de Aracruz na manhã desta segunda-feira (29). O protesto é contra o aumento do valor da passagem, que seria de quase 9%.
A manifestação começou na noite de ontem, quando os manifestantes fecharam as saídas de duas empresas de ônibus, impedindo a circulação dos veículos.
Leia também: População de Aracruz interdita vias em protesto contra o aumento das passagens
De acordo com um manifesto que chegou à redação do site Aracruz, a luta é também por um transporte coletivo de melhor qualidade e que atenda toda a população.
Os protestos ocorrem em Santa Cruz, Pau Brasil, Sauê, Vila do Riacho e também nas garagens das duas viações responsáveis pelo transporte coletivo no município.
Os manifestantes estariam dispostos a não recuar até que o aumento das passagens, que consideram abusivo, seja revogado.
A informação é de que nos pontos de interdição, são liberados apenas veículos como ambulâncias ou outros com casos de estrema urgência.
NOTA PMA
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) informa que o reajuste da tarifa do ônibus foi feito dentro do que estabelece o Contrato de Concessão. De acordo com as planilhas, o reajuste deveria ter sido de 9.34%, porém, a pedido do prefeito, foi colocado em discussão no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Aracruz (COMTRAT) um reajuste menor. Desta forma, foi discutido e aprovado um percentual de 8.73%, o mesmo aumento dado pelo Estado.
A SETRANS informa ainda que antes mesmo do decreto ser assinado pelo prefeito, todo o processo foi verificado e aprovado pelo COMTRAT. Também foi realizada uma Audiência Pública onde todos os pontos de dúvidas foram esclarecidos, e preparado uma Minuta de Lei que está no Gabinete para ajustes finais, que será encaminhada à Câmara Municipal, onde dará condições ao prefeito de poder subsidiar o transporte público.