Geral
Prefeito de Aracruz dialoga segurança pública com a SESP
O prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri lembrou que atualmente o município conta com 66 câmeras que fazem a vigilância da sede e distritos
Na última segunda-feira (11/03) o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri participou da primeira reunião de avaliação dos indicadores do eixo de proteção policial do Programa Estado Presente. O encontro foi coordenado pelo Governador Renato Casagrande e contou com a participação de representantes de municípios capixabas. Durante a reunião Casagrande revelou o sucesso do trabalho realizado de forma integrada entre as policias e demais órgãos que atuam no sistema de segurança pública e justiça criminal no Espírito Santo. Foto: SECOM
Em Aracruz essa integração é notada principalmente por meio da implantação do Cerco Eletrônico e também no reforço do sistema de videomonitoramento urbano. “O Cerco Eletrônico foi mais um passo que o município deu para o fortalecimento da segurança pública em Aracruz, atuando de forma preventiva contra roubos e furtos de veículos. Ele atua de forma integrada e harmônica com o Sistema de Videomonitoramento já presente na cidade, porém independente, mantendo o vínculo de subordinação operacional com o comando da SESP. Em Aracruz foram implantadas 32 câmeras que funcionam como uma barreira eletrônica de alta tecnologia, para o reconhecimento ótico de caracteres capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira, destacou Cavaglieri.
O prefeito ressaltou ainda que 26 câmeras contratadas pela prefeitura compõe o sistema de videomonitoramento da cidade além das outras 40 câmeras do projeto Olho Digital que continuam funcionando normalmente. Juntas, essas 66 câmeras fazem a vigilância da sede e distritos de Aracruz. “Trabalhando de forma integrada as instituições tornam-se mais fortes do que o crime organizado. Não tenho dúvida”, disse o governador, ao ressaltar que a falta de integração fez com que houvesse aumento da violência em alguns municípios do Estado. “Cada área integrada tem que planejar e realizar seus trabalhos de forma integrada, para que possamos dar segurança e proteção à sociedade”, reforçou Casagrande.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o resultado não foi por acaso: “Havia uma orientação do nosso governador. No Espírito Santo as pessoas precisam saber que se matarem serão presas. O Carnaval foi um exemplo. Foi o menor número de homicídios dolosos em 18 anos. Uma redução de 31% em relação ao ano anterior. Vimos uma polícia muito motivada, para permitir que o cidadão capixaba participasse do evento em segurança. Agora temos essa primeira reunião de trabalho, para apresentar resultados e traçar diretrizes para continuarmos com essa queda”, acrescentou.
Dados atuais
Dados relativos aos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018, mostram que houve queda de 9% nos crimes intencionais letais (homicídios dolosos, latrocínios e lesão com morte), que caíram de 222 para 202, representando a preservação de vinte vidas.
Em relação aos homicídios dolosos (quando há intenção de matar), o Estado registrou, neste primeiro bimestre, o melhor resultado na série histórica iniciada em 1996. No comparativo com o mesmo período de 2018, a queda registrada foi de 215 para 196 casos. A ação integrada das forças policiais também resultou no menor número de homicídios dos últimos 18 anos durante o período de Carnaval.
Fonte: Prefeitura de Aracruz