Geral

Agentes de segurança são capacitados quanto às funcionalidades do sistema de Cerco Eletrônico

Postada em:

Servidores que atuam na Central de Videomonitoramento, policiais militares e civis participam durante essa semana de um curso de capacitação do sistema de cerco eletrônico que já está operação no município de Aracruz. O curso teve início nesta segunda-feira (28/01) e continua até a próxima sexta-feira (01/02).

Ele acontece na sala de informática do IFES e tem uma carga horária de 40 horas, com aulas teóricas, práticas/operacionais e de inteligência. Aos agentes estão sendo aplicadas as teorias de desenvolvimento do sistema, como e por que ele foi criado. De acordo com João Roque, Coordenador de T.I da empresa SeteLan Comunicações Ltda, antigamente as cidades criavam verdadeiras muralhas como forma de proteger seu território de ameças exteriores, porém com o crescimento das mesmas não foi possível manter esse cerco.

“Por isso surgiram as barreiras virtuais, que são esses pontos do cerco eletrônico, tomando conta de todas as entradas, saídas e suas principais vias. Todo carro que passar por essas áreas serão monitorados, registrados e fotografados. Aqui em Aracruz já estamos colhendo dados em pontos estratégicos, por isso esses agentes estão sendo capacitados para poder trabalhar com essas informações”, explica.

No final do curso todos os agentes de segurança recebem um certificado de participação. Ainda segundo o Coordenador de T.I João Roque, para utilizar a ferramenta do Cerco Eletrônico eles vão aprender o manuseio, como inserir os boletins de ocorrência, como fazer as pesquisas e identificar possíveis suspeitos de crimes cometidos sobre rodas.

Aracruz e Vitória interligadas
Com o Cerco Eletrônico existe um projeto de interligar Aracruz com Vitória para que todas as informações de veículos que forem jogadas na capital sejam compartilhadas com Aracruz e vice-versa, ou seja, um carro que foi roubado, ou que esteja sendo usado para o crime, os municípios serão alertados para que as autoridades policiais façam a interceptação.