Geral
Prefeito de Aracruz autoriza licitação de obras de conclusão do Centro de Especialidades
A assinatura aconteceu na presença de representantes da comunidade, alguns secretários e vereadores no mini auditório do IFES
(Foto) Jones Cavaglieri ao lado de Paulo Flávio (presidente da câmara), de Luciana Gonçalves (líder comunitária e do secretário de Obras e Infraestrutura, João Paulo Calixto (à direita)
O prefeito Jones Cavaglieri assinou, na manhã desta sexta-feira (25), a autorização de licitação para as obras de conclusão do Centro de Especialidades Médicas de Aracruz – CEMA.
A assinatura aconteceu na presença de representantes da comunidade, alguns secretários e vereadores no mini auditório do IFES, onde o prefeito concedeu entrevista coletiva á imprensa ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Flávio e do secretário de Obras e infraestrutura João Paulo Calixto, que fez alguns esclarecimentos sobre a obra.
Dentre outros membros da equipe de Cavaglieri, estavam presentes os secretários Luciano Forrechi,(Administração e Comunicação) e Zamir Gomes (Finanças).
A área total construída do CEMA é de 4.942,46m² e o valor estimado para a conclusão da obra é de R$ 7.471.127,55. O espaço vai contar com Centro de Reabilitação com piscina, setor de fisioterapia, vários consultórios, laboratórios e salas para exames. No local funcionarão programas como o de Hanseníase e Tuberculose, DST, saúde da mulher e diabetes.
Dentre as inúmeras especialidades médicas estarão densitometria, raio X e eletrocardiograma tudo em salas projetadas dentro das normas reguladoras que vão permitir o uso adequado do espaço.
O prefeito Jones Cavaglieri, que desde a eleição tinha o Centro de Especialidades como meta, falou o que representa o CEMA para a comunidade e para a administração do município.
“Hoje nós temos ônibus para levar pacientes para Vitória ou para Linhares ou para Colatina, dependendo da sua necessidade. O ônibus sai pela manhã e só chega à tarde porque espera todos os pacientes serem atendidos para retornar a Aracruz. Vendo o sofrimento dessas pessoas, lá atrás nós pensamos que em vez de enviá-las para outras cidades poderíamos trazer os médicos para atender aqui. Por isso é que foi projetado esse prédio. Nós fizemos economia desde o início do mandato para sobrar um recurso que nos possibilitasse a entrega dessa obra à comunidade, disse o prefeito.
O secretário de Obras e infraestrutura, João Paulo Calixto, afirmou que foi necessário refazer a previsão de gastos devido às novas exigências que não estavam previstas, como combate a incêndio e rede de distribuição de gás. Ainda de acordo com o secretário, somente para a climatização de todo o CEMA será necessário um investimento de 1,1 milhão de reais.
A obra estava parada há sete anos. A previsão é de que o prédio do Centro de Especialidades esteja concluído a partir de março de 2020. Além dos 90 dias previstos para a licitação, pelo menos outros 300 dias serão necessários para a realização da obra.