Política
Câmara Municipal de JN aprova recursos para hospital e homenageia músicos
A Câmara Municipal de João Neiva realizou sua última sessão ordinária de 2018 nesta terça-feira (18). O presidente Waldemar de Barros conduziu a sessão em que foram inauguradas as novas cadeiras que agora acomodam melhor os frequentadores do plenário, que também atende a vários setores da sociedade joãoneivense.
"As cadeiras antigas tinham 33 anos de uso e já não ofereciam segurança para as pessoas que frequentam essa casa de leis", disse o presidente.
Na noite de inauguração a casa estava cheia e foram aprovados dois projetos importantes. O primeiro deles permite que o município firme novo convênio com o Hospital Sagrado Coração de Maria.
Pelo projeto, a prefeitura de João Neiva repassará um total de RS 2.807.191.56 (dois milhões, oitocentos e sete mil, cento e noventa e um reais e cinquenta centavos) divididos em 12 parcelas de R$ 233.932,63 (duzentos e trinta e três mil, novecentos e trinta e dois reais e sessenta e três centavos.
A polêmica da noite ocorreu na discussão do Estatuto do Magistério. Para alguns vereadores que fazem oposição ao prefeito, a aprovação do estatuto representaria perdas de direitos dos professores, especialmente no que se refere às férias, que passariam de 45 para 30 dias.
Vereadores que votaram a favor do estatuto, afirmaram que na proposta não há perdas para os professores.
“Nós tivemos várias reuniões para discutir e esclarecer essas questões e eu só decidi votar a favor após conversar muito com a comissão que elaborou o estatuto e assessores do legislativo e executivo. Com isso pude concluir que não haverá perdas para os professores e que o objetivo da prefeitura é apenas organizar o magistério e evitar futuros problemas administrativos”, disse o vereador Renan Pattuzzo.
Em contato com o Site Aracruz, uma representante da comissão que elaborou o estatuto, informou que as propostas foram feitas por professores e que elas apenas corrigem imperfeições que ainda estão em vigor.
“Ibiraçu é um dos poucos municípios do Espírito Santo em cujo estatuto consta 45 dias de férias para os professores. O período de descanso será o mesmo. O que muda é que agora passará a constar 30 dias de férias, como qualquer outro trabalhador, e os outros 15 dias serão de recesso, que poderão ser distribuídos durante o ano”, afirmou a professora.
Homenagem
A noite terminou com uma homenagem a um total de 71 músicos do município, pelos relevantes serviços prestados através da música e da arte.
A moção foi proposta pelos vereadores Glauber Tonon e Mario Reali, e aprovada por todos os vereadores. A secretária municipal de cultura, Turismo e Juventude, Bárbara Girelli participou da homenagem anunciando cada músico para o recebimento da moção.
Dentre os homenageados estavam a dupla Dório e Gabriel, o cantor Tuti Vieira, o grupo Parentes do Samba e vários outros talentos.
A sessão foi encerrada com uma bela “canja” de Jair Sanfoneiro acompanhado de Cleber Feu Correia e Adão Farina.
A câmara municipal volta a se reunir ordinariamente só no início de fevereiro.